Turbinam o açúcar no sangue: 6 alimentos populares que estão PROIBIDOS aos que têm diabetes

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/09/2024 23h38

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
6 alimentos populares estão PROIBIDOS aos que têm diabetes (Foto: Reprodução/ Internet)

Se você tem diabetes fuja desses alimentos! E para quem não tem, fique ligado nesta matéria e se previna contra essa doença crônica não transmissível

Existe 6 tipos de alimentos que todos devem evitar ao máximo consumi-los, principalmente portadores de diabetes ou colesterol alto, porque eles turbinam o açúcar no sangue.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Catraca Livre’, alimentos ultraprocessados, como salgadinho, biscoitos recheados e bebidas açucaradas, podem aumentar o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Logo, se você já diabético, a recomendação é fugir desse tipo de alimento. Isso porque o seu quadro pode evoluir e a sua saúde pode acabar ficando mais frágil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme um estudo da Universidade de Cambridge e do Imperial College London, publicado na revista The Lancet Regional Health Europe, substituir os ultraprocessados pode reduzir o perigo de desenvolver a diabetes tipo 2.

Diabetes e alimentos ultraprocessados

Bom, os alimentos ultraprocessados passam por diversas modificações durante o processo de fabricação, como a adição de conservantes, corantes e sabores artificiais.

O estudo de Cambridge contou com a participação de cerca de 311 mil pessoas, sendo que, ao final da pesquisa, 14.236 pessoas haviam sido diagnosticadas com diabetes tipo 2.

De acordo com o estudo, o aumento de 10% no consumo de alimentos ultraprocessados, como os salgadinhos e refrigerantes, aumentou em cerca de 17% o risco de desenvolver a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 6 tipos de alimentos que turbinam o açúcar no sangue

Fazer a troca de alimentos ultraprocessados por opções menos processadas, como sal, manteiga, óleo, peixe enlatado, cerveja e queijo, pode reduzir significativamente o risco da doença.

Veja 6 alimentos ultraprocessados que você deve evitar a qualquer custo e procurar opções menos processadas ou mais saudáveis para substituí-los:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Biscoitos recheados
  2. Sorvetes
  3. Cereais matinais açucarados
  4. Barras de cereal
  5. Salgadinhos de pacote
  6. Refrigerantes e bebidas carbonatadas

Além desses 6 exemplos, existem muitos outros, como balas, chocolates, guloseimas, sopas, macarrão e temperos instantâneos, achocolatados, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas e muito mais.

A mudança de alimentação e os resultados

De acordo com a pesquisa, substituir cerca de 10% dos ultraprocessados por alimentos minimamente processados, como ovos e leite, diminui o risco de diabetes em até 14%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já substituir 10% de ultraprocessados por 10% de alimentos processados ​reduziu o risco de diabetes em 18%, conforme os dados da pesquisa expostos pelo ‘Catraca Livre’.

Sendo assim, ter uma alimentação balanceada, preferindo alimentos naturais e minimamente processados, é uma grande prevenção contra diabetes tipo 2. E se você tem a doença, fique longe desses itens.

Considerações finais

A pesquisa da Universidade mostrou o quanto os alimentos ultraprocessados podem ser nocivos à saúde humana. Desenvolvendo até mesmo doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes tipo 2. Neste sentido, para se cuidar e prevenir, é importante ficar longe desses itens e priorizar uma alimentação saudável e nutritiva.

Como emagrecer rápido?

De acordo com o ‘Tua Saúde’, algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, entre outros.

Além disso, é importante priorizar os alimentos ricos em fibras, como leguminosas, frutas, legumes e verduras. Isso porque eles são digeridos lentamente, assim, controlando a fome.

Veja o que você pode fazer para emagrecer mais rápido e de forma saudável:

  • Priorizar alimentos ricos em fibras, proteínas magras, gorduras saudáveis, frutas, vegetais e cereais integrais.
  • Evitar alimentos industrializados, como refrigerantes, sorvetes e queijos gordos, que têm muitas calorias, açúcar e aditivos químicos.
  • Praticar exercícios com frequência, como caminhada, corrida e ciclismo, que aceleram o metabolismo.
  • Utilizar aplicativos ou diários para se manter motivado e aumentar a perda de peso.
  • Consumir um café da manhã rico em proteínas, pois ajuda a acelerar o metabolismo.
  • Beber bastante água.
  • Dormir entre 7 a 9 horas por noite.
  • Evitar o estresse.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.