Idosos têm uma série de benefícios garantidos e lista foi divulgada para este ano
Na idade do descanso, idosos têm alguns diretos que são garantidos pela lei. Alguns deles, aliás, são desconhecidos pela grande maioria, mas, em 2024, quem tem mais de 60 anos deve ficar ciente e colocá-los em prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da aposentadoria, que acompanha o valor do salário mínimo e subiu para R$ 1.412 desde o início de janeiro, essa parte da população pode usufruir de uma série de benefícios. No entanto, muitos deles sequer têm ideia disso.
Dentre as vantagens, aparecem diversas modalidades, incluindo a isenção de pagamentos para coisas que fazem parte do cotidiano. Um relatório do Instituto de Longevidade pontuou 6 direitos que as pessoas mais velhas podem usufruir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos têm direito a uma série de benefícios, mas muitos ainda não sabem (Foto: Agência Brasil)
Veja a lista:
1. Gratuidade no transporte público municipal e interestadual
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2. Isenção no IPTU
3. Limite de reajuste em planos de saúde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais
5. Prioridade em processos judiciais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
6. Prioridade em programas habitacionais
Além dos direitos já garantidos por lei, o INSS também oferece a Carteira de Beneficiário aos aposentados e pensionistas (Foto: Agência Brasil)
O INSS, para quem não sabe, também dá algumas vantagens bônus aos aposentados e pensionistas. Através do aplicativo, é possível solicitar a Carteira de Beneficiário, que garante outra série de proveitos aos idosos.
Vale ressaltar que o novo salário mínimo também será válido para aposentadorias, pensões, seguro-desemprego e benefícios como auxílio-doença e de prestação continuada. O valor atual, aliás, já está em vigor, como foi dito.
Auxiliados podem solicitar a Carteira de Beneficiário do INSS (Foto: Previdência Social)
Qual a nova regra para se aposentar?
Em resumo, mulheres precisam atingir 30 anos de contribuição e 62 anos de idade mínima para se aposentar. Já os homens, 35 de contribuição e 65 de idade mínima.