Descanse em paz: 6 carros AMADOS da Volks, Hyundai e Chevrolet arrancados de montadoras e extintos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/07/2023 7h35

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
6 carros que sumiram das montadoras e que muito provavelmente você sente saudades (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

6 carros amados pela maioria dos brasileiros, das marcas Volks, Hyunday e Chevrolet saíram de linha e sumiram das montadoras …

Muitos brasileiros não fazem a menor ideia, mas o ano de 2022 marcou a despedida de vários carros e de marcas renomadas como a Chevrolet, Vokswagen, Hyundai entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitos fatores contribuíram para essa despedida, dentre eles e a mais impactante foi a  a entrada em vigor da nova fase L7,  do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Outro fator foi simples chegada ao fim do ciclo mercadológico, que  provocaram a retirada de diversos produtos fabricados no Brasil. É o famoso bordão “saiu de linha”, como se diz popularmente por aí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal Vrum, seis veículos que marcaram a história está na lista e vamos falar sobre isso agora.

1- Volkswagen Gol

A despedida mais célebre de 2022  foi a do Volkswagen Gol. O hatch saiu de linha com uma série especial, batizada de Last Edition.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A safra comemorativa ainda consta no site comercial do fabricante, mas todas as unidades já foram vendidas. O modelo permaneceu em produção por 42 anos ininterruptos, entre a década de 80 a 2022, e liderou as vendas do mercado brasileiro de 1987 a 2013.

Volkswagen Gol (Foto Reprodução/ Folha PE)

Volkswagen Gol (Foto Reprodução/ Folha PE)

2-Volkswagen Voyage

O Voyage, que é derivado do Gol, também saiu de linha no ano de  2022. Porém, ao contrário do hatch, o sedan da gama não teve direito a uma série de especial para marcar a despedida: a produção foi encerrada de maneira discreta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo é outro que ainda está à mostra no site da Volkswagen, mas as concessionárias nem aceitam novas encomendas para ele.

Volkswagen Voyage (Foto Reprodução/Motor Show)

3- Chevrolet Joy

Vendido de forma paralela à nova geração, como carro de entrada, o antigo Chevrolet Onix, rebatizado de Joy, também saiu de linha em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fabricante anunciou que retiraria o hatch do mercado brasileiro ainda em dezembro do ano de  2021, mas a confirmação do fim da produção só veio neste ano. O ferramental foi transferido para a Colômbia, onde a gama ganhou uma sobrevida.

Chevrolet Joy (Foto Reprodução/ Quatro Rodas)

Chevrolet Joy (Foto Reprodução/ Quatro Rodas)

4-Chevrolet Joy Plus

A história do Joy Plus é bem similar à do hatch: a Chevrolet deixou de produzi-lo no Brasil e transferiu o ferramental para a Colômbia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No passado, o sedan se chamava Prisma, mas recebeu nova roupagem com a chegada do Onix Plus.

Chevrolet Joy Plus (Foto Reprodução/ AutoAgora)

Chevrolet Joy Plus (Foto Reprodução/ AutoAgora)

5-Hyundai HB20X

A versão aventureira da linha HB20, que era vendida como modelo à parte e deixou o mercado logo no início de 2022.

Ele sequer chegou a receber o motor 1.0 turbo que equipa a gama atualmente. Lançado em 2013, o Hyundai HB20X saiu de linha sem deixar sucessor direto.

Hyundai HB20X (Foto Reprodução/Internet)

Hyundai HB20X (Foto Reprodução/Internet)

6-Hyundai ix35

Até que o Hyundai ix35 demorou para dar seu “adeus”. Ele que chegou ao Brasil em 2010, ainda importado, ganhou fabricação local em somente em 2013.

Durante todo esse tempo, recebeu apenas uma leve repaginada em 2015. Desde 2016, o modelo convive com o sucessor New Tucson, que deve receber uma atualização em breve. Já bastante envelhecido, o SUV tinha o fim da produção especulado há algum tempo.

Hyundai ix35 (Foto Reprodução/Quatro Rodas)

Hyundai ix35 (Foto Reprodução/Quatro Rodas)

Qual outro carro saiu de linha?

Outro carro que deu adeus no ano de 2022 foi o jipinho mais charmoso, Suzuki Jimny,  que saiu de linha, sendo o de primeira geração. O da segunda safra, que recebeu o sobrenome de Sierra, continua à venda.

Os dois modelos, antigo e novo, chegaram a conviver durante algum tempo, mas essa coexistência acabou em 2022. O jipinho chegou ao Brasil no já distante ano de 1998 e ganhou produção nacional em 2013.

Suzuki Jimny Sierra (Foto Reprodução/ Auto Esporte)

Suzuki Jimny Sierra (Foto Reprodução/ Auto Esporte)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.