Atenção MÁXIMA ao idoso hoje: Você não precisa mais pagar 6 dívidas para quem tem mais de 60 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/02/2024 10h06

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos comemorando - Montagem TVFOCO

Pare tudo o que você estiver fazendo para saber detalhes sobre os benefícios concedidos aos idosos

Os idosos com mais de 60 anos de idades tem direito a diversos benefícios, e muitos, acabam não aproveitando por não saberem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, dentre os benefícios, hoje iremos falar sobre a isenção de simplesmente 6 dívidas para quem tem mais de 60 anos. Vamos conferir?

Para quem não sabe, segundo informações do portal GOV.BR, o Estatuto da Pessoa Idosa assegura gratuidade de medicamentos e transporte público, além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o artigo 15º do Estatuto da Pessoa Idosa, responsabiliza o poder público pelo fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso contínuo.

Além dos benefícios do Estatuto do Idoso, também existe a famosa Lei do Endividamento.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como funciona a Lei do Endividamento?

Assim, contas de água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras, além de boletos de consumo com juros altos não precisam mais ser pagos por essas pessoas. Isso porque, a Lei do Endividamento, mais conhecida como Lei do Superendividamento, é direcionada aos idosos e segurados do INSS.

Assim, graças a tal Lei, idosos com dívidas acumuladas, que não têm dinheiro para pagar, estão sem perspectivas e não conseguem se manter, podem abater essas contas sem a necessidade de pagar juros abusivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, é importante falar ainda que a dívida em aberto precisa se enquadrar no tipo em que idosos não precisam pagar, as quais são água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras e boletos de consumo.

Além disso, ressaltamos ainda que o especialista analisará se a renda do idoso é compatível e o tipo de dívida caracteriza boa-fé. Assim, o idoso deve elaborar um plano para a quitação das dívidas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Considerar renda mensal
  • Comprovar despesas fixas – moradia, alimentação, luz e água Indicar capacidade de pagamento da pessoa
  • Solicitar parcelamento das dívidas de tal forma que se consiga honrar: comprometer até 35% da renda, no máximo.

Agora que você já tem todas essas informações, caso se encaixe nos requisitos, é só aproveitar da melhor forma possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.