Diarreia, cansaço e mais: 6 sintomas silenciosos que indicam câncer no cólon como o de Pelé

Alerta máximo! Esses 6 sintomas cruciais chegam de mansinho e podem se transformar no câncer grve que tirou a vida de Pelé
A morte do Rei Pelé paralisou o Brasil no dia (29) de dezembro de 2022. Aos 82 anos, o eterno craque do futebol nos deixou após travar uma luta cruel contra o câncer de cólon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a doença é um dos três tumores malignos mais frequentes no país, podendo possuir sérias complicações e causar até mesmo a morte, como veio a ser o caso de Pelé. Asim, para deixar a todos por dentro do assunto e prevenir a enfermidade quanto antes, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona nada menos que 6 sintomas silenciosos que indicam câncer no cólon como o de ex-jogador.
Dados preocupantes
Em suma, segundo o G1, da Globo, o câncer de cólon e reto atinge cerca de 10% de todos os casos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Entre os homens, a patologia atrás somente do de próstata. Já entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama feminina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus, sendo conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
Essa enfermidade é tratável e, na grande maioria dos casos, curável se detectada no estágio inicial, ou seja, antes de se espalhar para outros órgãos do corpo humano.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sintomas
Em síntese, para fazer um diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratamento, é importante ficar atento em 6 sinais e sintomas silenciosos que surgem no corpo:
- Mudança injustificada de hábito intestinal;
- Diarreia ou prisão de ventre recorrentes;
- Sangue nas fezes (pode ser de coloração clara ou escura);
- Evacuações dolorosas;
- Afinamento das fezes;
- Constante flatulência.
Além desses, a doença também costuma causar desconforto gástrico, sensação de constipação intestinal, perda injustificada de peso e cansaço constante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta a quem tem mais de 50 anos
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maior parte dos casos de câncer de cólon e reto “se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso”.
Ademais, especialistas também afirmam que os pólipos crescem na parede interna do órgão e podem se tornar malignos quando não são identificados. Todajvia, os diagnósticos também vêm crescendo entre os mais jovens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como prevenir o câncer no cólon?
Em suma, para prevenir a doença, o Inca recomenda uma prevenção primária. Ela se baseia na prática de atividade física, evitar bebidas alcoólicas e cigarro e uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal (com frutas, verduras, legumes e grãos).
Por sua vez, a prevenção secundária se baseia sobretudo em exames de rastreamento de rotina. “Esse procedimento é capaz de identificar problemas mais graves e silenciosos, como o caso do câncer, além da doença de Crohn e retocolite ulcerativa”, explica a oncologista Renata D’Alpino, líder da especialidade de tumores gastrointestinais e neuroendócrinos do Grupo Oncoclínicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- Em suma, o câncer de cólon representa 10% dos casos de câncer no país, sendo o segundo mais comum em homens e o terceiro em mulheres;
- A doença que matou Pelé atinge o intestino grosso (cólon), reto e ânus, mas tem altas chances de cura se detectada precocemente;
- 6 sintomas silenciosos podem indicar câncer de cólon, sendo eles:
- Mudança repentina no hábito intestinal;
- Diarreia ou prisão de ventre frequentes;
- Sangue nas fezes (claro ou escuro);
- Dor ao evacuar;
- Fezes mais finas que o normal;
- Excesso de gases.
Veja mais notícias sobre câncer CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]