62 mortes e risco de contaminação: Anvisa emite comunicado às pressas sobre produto queridinho das farmácias

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/02/2024 18h34

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei atinge as farmácias (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa emitiu importante alerta

A Anvisa atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre um assunto preocupante. Isso porque o órgão emitiu um comunicado às pressas sobre um produto queridinho das farmácias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante dos números elevados de casos de dengue no Brasil, a Anvisa decidiu divulgar orientações à população sobre os tipos de repelentes adequados para evitar o Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Segundo as instruções, apenas os produtos de aplicação na pele e os de uso no ambiente possuem eficiência comprovada.

Por meio de um comunicado oficial, a Anvisa deu o seguinte aviso: “Não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação aprovada para repelir o mosquito”. A orientação é que nos produtos para pele, o repelente seja aplicado diretamente nas áreas expostas do corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fez alerta sobre produto queridinho das farmácias (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa fez alerta sobre produto queridinho das farmácias (Foto: Reprodução/ Internet)

A única exceção são os casos em que o rótulo traga instruções para o uso diretamente na roupa. Segundo a Anvisa, não existe comprovação de eficácia para produtos de princípio ativo natural, como citronela, andiroba e cravo da índia, por exemplo, ou seja, é preciso tomar muito cuidado com o produto escolhido.

Alerta da Anvisa sobre o uso de repelente contra a dengue (Foto: Reprodução/ Internet)

Alerta da Anvisa sobre o uso de repelente contra a dengue (Foto: Reprodução/ Internet)

Assim como os cosméticos repelentes, os sanitizadores, que são inseticidas para matar o mosquito adulto ou repelentes para afastar o inseto do ambiente, precisam ter a aprovação da Anvisa tanto para a substância ativa, quanto para os componentes complementares, como solubilizantes e conservantes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quantas mortes já existem no Brasil em decorrência da dengue?

Vale lembrar que o número de casos de dengue no Brasil dispararam. Segundo informações do portal Agência Brasil, o número de vítimas confirmadas da doença atingiu 62, enquanto outras 279 mortes suspeitas estão sendo investigadas, ou seja, os números são completamente alarmantes.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.