Limpa nas contas e aposentadorias do INSS: Serasa traz 7 alertas emergenciais aos idosos 60+ em 2025

Serasa emitiu um alerta crucial, voltado principalmente para os idosos 60+, ou seja, os aposentados do INSS em sua grande maioria.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Idosa, INSS e Serasa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Serasa emitiu um alerta crucial, voltado principalmente para os idosos 60+, ou seja, os aposentados do INSS em sua grande maioria

7 alertas emergenciais aos idosos 60+ em 2025 é emitido pelo Serasa sobre como evitar que aconteça uma limpa nas contas e aposentadorias do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações do site oficial do Serasa e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora alguns cuidados que idosos 60+ devem ter.

Afinal, a tecnologia surgiu para facilitar as nossas vidas. Porém, criminosos também utilizam dela para aplicarem golpes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, um dos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade são os idosos. Desse modo, é comum que aposentados do INSS acabem caindo em algumas arapucas da web.

IDOSOS 60+ ESTÃO MAIS SENSÍVEIS A CAÍREM EM GOLPES?

Um assunto novo por exemplo é o Phishing, que trata-se de um tipo de ataque cibernético que visa conseguir informações pessoais e financeiras de usuários.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, ao receberem esses e-mails falsos, os 60+ podem até realizar compras que nunca vão chegar, por exemplo.

Além disso, ao clicarem nesses e-mails falsos e links suspeitos, os golpistas conseguem acessar dados sigilosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que tudo pareça verdadeiro, os criminosos se passam por entidades confiáveis, como bancos, empresas de telefonia ou até mesmo o governo, para induzir as vítimas a fornecerem dados sigilosos.

O fato é que apesar da internet ser um facilitador, existem diversos riscos. Os aposentados são bastante visados pelos criminosos digitais, pois eles sabem que essa geração possui pouco conhecimento digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, os aposentados são abordados com frequência via WhatsApp, e-mail, SMS, ligações, entre outras formas por golpistas que buscam extraírem indevidamente dados pessoais.

Aposentados do INSS podem cair em golpes (Foto: Reprodução / Canva)

AFINAL, QUAIS SÃO OS 7 ALERTAS EMERGENCIAIS DO SERASA?

Sendo assim, existem 7 alertas cruciais do Serasa que ajudam esse grupo etário, considerado mais vulnerável no ambiente digital. Veja o que fazer para não cair em golpes:

  1. Senhas fortes: Crie senhas fortes e evite as óbvias, como datas de aniversários ou sequências numéricas. Jamais informe em hipótese alguma a sua senha, nem mesmo para conhecidos.
  2. Atualizações de software: É crucial que os dispositivos e programas utilizados estejam sempre atualizados.
  3. Cuidado com Phishing: Como citamos acima, o e-mail falso é um dos golpes mais comuns. Mesmo que seja de empresas que você conhece, procure os canais oficiais para se certificar da veracidade.
  4. Ative o antivírus e a proteção de segurança: Instale um software antivírus confiável. Afinal, ele te ajuda a ficar protegido contra ameaças.
  5. Desconfie de ofertas boas demais: Ao receber ofertas ou promoções consideradas boas demais, o primeiro passo é desconfiar. Os esquemas fraudulentos usam essa tática para fisgar as vítimas.
  6. Faça backup de dados: Realizar backups de dados importantes com frequência, como fotos, documentos e outros arquivos, ajuda a evitar a perda em caso de ataques cibernéticos.
  7. Educação contínua: A busca por notícias atualizadas e dicas de segurança deve ser constante. Fique sempre atento, pois dessa forma os riscos são menores e sua segurança na internet será maior.
Serasa e idosos (Foto: Reprodução / Canva)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

COMO REGULARIZAR DÍVIDAS PRESCRITAS NO SERASA?

Serasa Limpa Nome (Foto: Reprodução / Canva)

“Veja matéria completa sobre Banco Central antecipa substituto do cartão de crédito 100% livre de imposto”.

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile