Seu corpo está em alerta: 7 sinais EXTREMAMENTE claros que você está infartando e precisa chamar o Samu

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Sinais do corpo indicam que você esta infartando e deve pedir ajuda do SAMU (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Conheça os 7 sinais que indicam um infarto e que podem fazer você precisar chamar o SAMU a qualquer momento

O infarto é uma das situações que mais geram apreensões entre o público em geral. Afinal de contas, de acordo com informações divulgadas pelo portal do Ministério da Saúde, a cada cada 5 a 7 casos, ocorre um óbito no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a pressa em chamar uma ajuda do SAMU quando ele ocorre chega a ser desesperadora. Porém, de acordo com o blog Prevent Senior, estar atento aos sinais desse tipo de ocorrência é primordial para prevenir que ele não ocorra.

Afinal de contas, o nosso corpo sempre indica quando algo não está bem e são pontos de alerta que merecem a nossa atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O infarto corresponde a 30% da causa de todas as mortes no Brasil (Foto Reprodução/Internet)

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades e esses dados correspondem a 30% de todas as mortes no país.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baseado nisso, e em informações divulgadas com exclusividade pelo portal da Prevent Senior, baseadas em dados dados por um especialista, separamos os 7 sinais de alerta para que você consiga ser socorrido a tempo!

1 – Dor fixa no peito

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme dito pelo doutor Marcelo Machado de Castro, cardiologista e coordenador da especialidade da Prevent Senior, o sintoma claro de infarto é uma dor muito forte, na região do tórax.

Algo que também pode irradiar para braços, costas, pescoço e até mesmo para a mandíbula. O problema pode ocorrer em momentos distintos, tanto em situações de muito esforço e estresse como em ocasiões de descanso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Sensação de compressão e ardor no peito

O ardor no peito, em casos de infarto, pode ser confundido com uma azia, mas a  sensação de compressão no tórax, por mais de 20 minutos, merece toda atenção, pois pode indicar um sinal claro de que algo grave está ocorrendo.

3 – Suador excessivo

O ato de soar de forma deliberada é um sinal de alerta importante quando ocorre sem razão aparente, particularmente quando associado a falta de ar e dor no peito.

4 – Falta de ar

A falta de ar em repouso também é, assim como a dor no peito (sensação de compressão ou ardência no tórax, por mais de 20 minutos), um sinal de alerta, reforça Castro.

Falta de ar pode ser um sinal do infarto (Foto Reprodução/Internet)

5 – Náuseas, vômitos e tonturas

Todos os sintomas apontados, como a dor no peito e a falta de ar, podem levar a náuseas, vômitos e tonturas. Ao médico, cabe o papel de diferenciar o infarto de um desconforto digestivo ou relacionado a outros órgãos, por meio de exames específicos.

6 – Desmaios

Podem ocorrer devido a arritmias ou alterações da pressão arterial durante episódio de infarto agudo do miocárdio. Como o corpo está enfraquecido em razão de problemas cardíacos, a pessoa pode facilmente desmaiar.

7 – Ansiedade e agitação

Antes de abordar o último sinal, é importante manter em mente que crise de ansiedade e infarto podem ter sintomas semelhantes. Justamente por isso, é um sinal de alerta. Mas há diferenças que merecem atenção como podem ver na imagem abaixo:

Diferenças de Infarto x Ansiedade (Foto Reprodução/Prevent Senior)

Quais exames fazer para detectar o meu real estado de saúde?

Para se livrar de qualquer dúvida quanto a possibilidade de sofrer um infarto é importantíssimo fazer acompanhamento rotineiro com especialista.

Mesmo porque, somente um médico que coordena o cuidado a sua saúde sabe, com precisão, quais exames são os mais adequados para avaliar a saúde do seu coração e o risco de infarto.

Destaco aqui que, para a avaliação de rotina de pacientes assintomáticos (sem sintomas cardiovasculares), assim como para a avaliação do risco de Infarto, é fundamental a avaliação dos fatores de risco:

Hoje em dia, dispomos de exames que conseguem mostrar se as artérias do coração (coronárias) apresentam placas e quantificá-las. Quanto maior for a quantidade de placas, maior será o risco de infarto.

Os principais exames que conseguem nos dar essas informações são os:

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile