Tontura, tremor e +5: 7 sintomas cruciais que sinalizam doença de Parkinson como o de Renata Capucci

Diagnóstico começa a aparecer de forma bem discreta, mas pode evoluir e deve receber atenção antecipada
O Ministério da Saúde estima que cerca de 200 mil brasileiros convivem com a doença de Parkinson. A jornalista da Globo, Renata Capucci, revelou publicamente que enfrenta essa condição desde 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por 4 anos, a estrela manteve a situação em sigilo, buscando aprender a lidar com as mudanças trazidas pelo diagnóstico. Recentemente, ela compartilhou sua experiência em uma entrevista com a neurologista Mariana Moscovich.
“Não quero que ninguém tenha pena de mim porque eu luto contra a doença. Começou a me incomodar porque sou jornalista, sou contadora de histórias da vida real. Eu não podia ter uma vida dupla. Cada um tem o seu tempo. Esse foi o meu”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época da descoberta, Capucci participava do programa Popstar, na Globo. “Não podia simplesmente falar: ‘estou indo embora’. Eu não estava pronta para contar. Eu estava em choque, processando. Continuei na competição, eu não tinha alternativa”, lembrou.
“Cada um tem seu Parkinson particular. É uma doença que é uma montanha-russa. Tem dias que você está muito bem, e tem dias que você não está nada bem. E eu não consigo fazer a correlação entre causa e efeito”, relatou a apresentadora.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Os médicos, no entanto, alertam que os sinais podem aparecer de forma muita discreta. Para algumas pessoas, pode demorar longos anos, através de tremores, tonturas e pequenas dores espalhadas pelo corpo. Apesar disso, é essencial buscar ajuda o quanto antes, já que, mesmo sem cura, tem tratamento.
“Eu era muito nova. Aí você vê na internet coisas que você não quer ver. Não recomendo. Cada um tem o seu Parkinson. Cada um tem a sua evolução, o seu curso da doença. Hoje, eu estou bem tranquila com relação a isso”, declarou Renata Capucci.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, quais os principais sintomas do mal de Parkinson?
- Tremor em repouso
- Rigidez
- Lentidão de movimento
- Problemas de equilíbrio, por exemplo, queda
- Dificuldade para andar ou arrastar as pernas
- Tontura
- Congelamento do movimento

Conclusão
Ainda assim, precisamos ressaltar que o conteúdo do site é apenas para fins informativos, podendo ajudar nos casos mais comuns. As indicações não devem servir para apontar tratamentos especiais ou qualquer outra questão. Para casos específicos, é essencial buscar por um especialista.
+ Contudo, veja ainda outras dicas de beleza, saúde e bem-estar!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br