70kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra frigorifico n°1 após descoberta de nojeira: “Risco à saúde”

Descoberta de 70kg de carne podre leva Anvisa a interditar frigorífico número 1 após constatação de nojeira e risco à saúde

28/02/2025 18h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa frigorifico (Foto: Reprodução)

Descoberta de 70kg de carne podre leva Anvisa a interditar frigorífico número 1 após constatação de nojeira e risco à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um frigorífico após encontrar 70 quilos de carne podre em suas instalações, levantando preocupações sobre a segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a inspeção, fiscais identificaram condições inadequadas de armazenamento e higiene, classificando a situação como um risco à saúde pública.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas das informações do site Cada Minuto, detalha agora interdição de frigorífico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carne podre

Em 4 de outubro de 2023, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou um frigorífico no bairro Benedito Bentes, na parte alta da capital alagoana.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Carnes (Foto: Divulgação)

Durante a fiscalização, as equipes encontraram aproximadamente 70 kg de carne bovina e linguiça artesanal em estado de decomposição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, o estabelecimento operava sem alvará sanitário e apresentava condições insalubres. Vale ressaltar que a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) responde as ordens da Anvisa.

Riscos à saúde

O frigorífico foi autuado devido às irregularidades que representavam riscos à saúde dos consumidores. Como consequência, enfrentaria um processo administrativo que poderia resultar em multa entre R$ 180,00 e R$ 38 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os proprietários tinham um prazo de 90 dias para regularizar a situação e retomar as atividades dentro das normas sanitárias estabelecidas.

Airton Santos, chefe especial da Visa, destacou que o estabelecimento já havia sido notificado anteriormente por descumprir as normas sanitárias e não atendeu às recomendações feitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Loja fechada, agente da Vigilância Sanitária e carne estragada (Fotos: Reproduções / Canva / Freepik / Internet)

Ele enfatizou que o local apresentava condições precárias, colocando em risco a saúde dos funcionários e dos consumidores. Além disso, operava sem a documentação necessária para seu funcionamento, como o alvará sanitário.

Risco aos consumidores

As carnes consideradas impróprias para consumo foram apreendidas, e o frigorífico permaneceu interditado até que todas as pendências fossem resolvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Visa reforçou a importância de os estabelecimentos seguirem rigorosamente as normas sanitárias para garantir a segurança alimentar da população.

Para orientar os consumidores e comerciantes, a Visa destacou os principais requisitos para o funcionamento adequado de estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios:

  • Alvará sanitário válido: documentação obrigatória que autoriza o funcionamento do estabelecimento.
  • Condições higiênico-sanitárias adequadas: além disso, ambiente limpo e organizado, livre de contaminações.
  • Armazenamento correto dos produtos: temperaturas adequadas e controle de validade dos alimentos.
  • Treinamento dos funcionários: equipe capacitada em boas práticas de manipulação de alimentos.
  • Controle de pragas: por fim, medidas preventivas para evitar infestação por insetos e roedores.
Anvisa ligou o sinal de Alerta (Reprodução: Ascom)
Anvisa ligou o sinal de Alerta (Reprodução: Ascom)

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para denunciar irregularidades à Anvisa, acesse o canal “Fale com a Ouvidoria” no site oficial da agência e preencha o formulário eletrônico com detalhes do ocorrido.

Porém, alternativamente, ligue para 0800 642 9782, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira.

CONCLUSÃO 

Por fim, a ação da Vigilância Sanitária reforçou o compromisso com a saúde pública e a segurança alimentar em Maceió.

Além disso, foi fundamental que os estabelecimentos comerciais cumprissem as normas vigentes para garantir a qualidade dos produtos oferecidos e a confiança dos consumidores.

Contudo, a colaboração da sociedade, por meio de denúncias, foi essencial para manter a fiscalização eficaz e prevenir riscos à saúde coletiva.

Veja também matéria especial sobre: 100kg de carne podre e com cloro: Globo confirma interdição da ANVISA contra açougue nº1 de SP por nojeira.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.