72 lojas e 7 mil demissões: A triste confirmação de falência de grande varejista dada por Renata Vasconcellos no JN

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/10/2023 20h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
JN confirma falência de varejista (Foto: reprodução, Globo, Montagem, TV Foco)

Renata Vasconcellos do JN divulgou mais informações sobre o caso crítico que se encontra famosa varejista brasileira

Notícias sobre lojas sendo fechadas estão cada vez mais frequentes. De janeiro para cá, varejistas tradicionais no mercado brasileiro já baixaram as portas de mais de 110 pontos comerciais e anunciaram que vão encerrar as operações de outros cem nos próximos meses. O alto número de lojas fechadas coincide com o endividamento dessas empresas e com o aumento dos pedidos de falência e de recuperação judicial. O JN anunciou em rede nacional a falência de grande varejista brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo levantamento da Serasa Experian, só nos primeiros três meses de 2023 os pedidos de falência subiram 44% em relação ao mesmo período do ano passado. No caso das recuperações judiciais, na mesma comparação, a alta foi de 37,6%.

Em uma edição do Jornal Nacional, a âncora do programa, Renata Vasconcellos, informou que a empresa Americanas reconheceu a ocorrência de fraude durante a gestão anterior da companhia. Esse reconhecimento veio após cerca de 5 meses do anúncio inicial de inconsistências contábeis que atingiram uma estimativa de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Americanas (Foto: Reprodução, InforMoney)

Lojas Americanas (Foto: Reprodução, InforMoney)

Logo em seguida, Renata Vasconcellos prossegue relatando que um relatório apresentado ao conselho de administração da empresa indicou que o ex-CEO Miguel Gutierrez, três ex-diretores e três ex-executivos foram acusados de falsificar demonstrativos financeiros. Todos esses indivíduos foram afastados de suas funções.

Para quem não lembra, a primeira crise a estourar neste ano foi a da Americanas, na primeira quinzena de janeiro. Antes de entrar em recuperação judicial, a empresa dizia ter 1.863 lojas espalhadas pelo país, sem contar os 1.300 estabelecimentos das marcas BR Mania e Local, abertos em parceria com a Vibra.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Lojas da Varejista que entrou em falência, Americanas (Foto: Reprodução, InforMoney)

Lojas da Varejista que entrou em falência, Americanas (Foto: Reprodução, InforMoney)

Quantas lojas a Americanas fechou até agora?

O relatório de atividades divulgado em agosto, informou que a Americanas fechou 72 lojas nos últimos 12 meses. Houve aumento de uma loja entre julho e dezembro do ano passado. Contudo, o encerramento de 52 lojas no período entre janeiro e junho deste ano. Ao final do período, a empresa contava com 1.830 unidades em funcionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.