Lei anunciada por Lula garante 8 benefícios a motoristas da Uber

Os motoristas da Uber e outros aplicativos estão empolgados com um Projeto de Lei que chega com 8 benefícios
O Projeto de Lei 536/24 chega com uma série de benefícios aos motoristas da Uber, para que possam ter uma situação financeira mais estável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje em dia, quem trabalha como motorista de aplicativo não tem uma renda fixa e garantida e dependem muito da quantidade de viagens que realiza.
O time do TV Foco especializado em Legislação, a partir de informações do portal ‘G1’, traz à tona o Projeto de Lei 536/24.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque visa regulamentar a profissão de motoristas de aplicativos, como a Uber e 99, sendo uma grande notícia para todos.
Proposta enviada por Lula
De acordo com o portal ‘G1’, em março de 2024, o presidente Lula enviou a proposta ao Congresso Nacional, sendo mais um passo para entrar em vigor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo ele, a ideia é que os motoristas sigam com a sua autonomia, mas com um mínimo de garantia trabalhista para ter um porto seguro.
Assim, o Projeto de Lei 536/24 prevê uma metodologia de precificação da prestação de serviço para estabelecer o valor médio por municipalidade por categoria de veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso fará com que os motoristas tenham uma série de benefícios, comemorados por todos que buscam essa renda diariamente.

Confira os 8 benefícios
Os principais pontos para os motoristas envolvem jornada de trabalho e também um dinheiro garantido ao bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro é que a jornada de trabalho poder chegar a 12 horas na plataforma, e os motoristas que fizerem ao menos 8 horas, não podem receber menos que um salário mínimo.
As mulheres motoristas terão acesso aos direitos previdenciários previstos no Auxílio Maternidade. O quarto benefício é que todos poderão escolher quando trabalhar, já que não haverá vínculo de exclusividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, haveria uma criação de um sindicato da categoria, e também transparência sobre as regras de oferta de viagens.
O sétimo benefício é que o trabalhador deve ter uma remuneração mínima e por fim, a hora trabalhada ser de no mínimo R$32,10.

Conclusões finais
O Projeto de Lei 536/24 traz à tona alguns direitos trabalhistas aos motoristas de aplicativos como a Uber e a 99.
Porém ainda precisa passar por diversos processos para entrar em vigor, enquanto isso tudo segue na mesma situação que conhecemos hoje.
Quem é o dono da Uber?
O dono da Uber é o empresário norte-americano Travis Kalanick, que também é o cofundador e CEO do aplicativo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br