9 dias de folga e CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava descanso sem descontar do salário em 2025

Extras de descanso chegam para milhões de trabalhadores CLTs em 2025! Confira agora a lei trabalhista que garante folga e salário ao longo do ano
Trabalhadores CLTs comemoram benefícios em 2025, já que uma lei trabalhista em vigor garante folgas em dias de semana sem descontos no salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a legislação trabalhista do Brasil visa ajustes nas jornadas de trabalho, se concentrando em condições de trabalho mais justas.
Inclusive, prevê algumas formas de ausência para os trabalhadores sem descontos salarial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas faltas em questão, podem ser por diversos motivos, como emergências médicas, por nascimento de filho ou até mesmo por doação de sangue.
Segundo o portal ES360, são 12 tipos de licenças previstas no regime CLT, mas uma delas são importantíssimas e vamos abordá-la agora!
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sendo assim, vamos falar da Licença Nojo, ou Licença Óbito, que é prevista em caso de falecimento de parentes próximos. Suas regras são:
- Dois dias de folga a partir do dia seguinte do falecimento do parente.
- Oito dias para servidores públicos
- Nove dias para professores CLTs
É importante destacar que todos esses direitos estão previstos na Lei aos CLTs e as empresas precisam cumprir, caso contrário, o trabalhador pode entrar na justiça contra o estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a lei das licenças chegam para garantir condições melhores aos funcionários brasileiros e com a possibilidade de descansos em momentos de celebração ou luto.

Conclusões finais
Em síntese, a nova lei trabalhista de 2025 traz alívio e celebração para trabalhadores CLTs, garantindo folgas remuneradas em situações especiais sem impactar seus salários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, entre os benefícios destacados está a Licença Nojo, para luto por falecimento de parentes próximos.
Essa folga, prevista pela legislação, reforça o compromisso com condições de trabalho mais justas e humanas.
Empresas são obrigadas a cumprir esses direitos, e qualquer descumprimento pode ser levado à justiça pelos trabalhadores.
Contudo, a legislação reafirma o compromisso de proporcionar momentos de descanso e apoio em circunstâncias importantes da vida.

QUAIS LICENÇAS NÃO PERMITEM REMUNERAÇÃO?
Há duas ocasiões, as quais você não tem direito a remuneração. Então, se atende a isso:
- A empresa não pode rescindir o contrato de trabalho durante o período da licença não-remunerada;
- A empresa não pode dar licença não remunerada para o empregado simplesmente porque assim deseja.
VEJA TAMBÉM ESSA LEI QUE GARANTE FOLGA DE SEIS MESES

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.