9 maneiras de pedir um acréscimo na aposentadoria do INSS em 2025 e 2026

Conheça as nove maneiras ativas e legais de solicitar um acréscimo no INSS em 2025/2026; Revise seu benefício e busque receber além do mínimo
A realidade financeira de muitos aposentados e pensionistas no Brasil impõe grandes desafios, ainda mais quando se leva em consideração que 70% dos segurados do INSS recebem o piso dos benefícios, atrelado ao salário mínimo (R$ 1.518 em 2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, além do teto do INSS estipulado em R$ 8.157,41, existem diversas brechas legais e revisões administrativas que permitem aos segurados solicitarem um acréscimo no valor do seu benefício.
Veja abaixo as nove formas que os aposentados podem pedir esse acréscimo na aposentadoria ainda em 2025 e no próximo ano de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Revise o cálculo quando houver erro:
O INSS calcula o valor do seu benefício, mas falhas podem ocorrer. Sendo assim, solicite uma revisão se suspeitar de inconsistências no cálculo original que resultaram em um valor incorreto.
MAS ATENÇÃO! Para esse procedimento é recomendada a ajuda de um advogado especializado para que ele avalie a melhor maneira de fazer a solicitação, visto que, caso você faça o cálculo errado, pode até receber menos do que já recebe – Conforme podem ver por aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
2. Converta o tempo especial em comum:
Se você trabalhou com atividades insalubres ou perigosas (“especiais”), em condições prejudiciais à saúde ou integridade física, converta esse tempo de serviço em tempo comum. Essa ação aumenta o tempo de contribuição reconhecido pelo INSS e, possivelmente, o valor do seu benefício.
3. Revise o teto dos benefícios após reajustes
Quando o salário mínimo é reajustado, o teto dos benefícios também sofre atualização. Mas nem todos os benefícios são atualizados automaticamente em anos anteriores. Neste contexto também é possível pedir uma revisão para incorporar esses reajustes do teto ao seu benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. Corrija o valor de contribuições simultâneas
Se você contribuiu para o INSS em mais de uma atividade ao mesmo tempo, o valor dessas contribuições simultâneas nem sempre é considerado corretamente no cálculo do benefício. Peça uma revisão para que o INSS considere a totalidade dos valores pagos.
5. Inclua o tempo de serviço rural
Segurados que trabalharam em regime rural, mesmo sem registro formal, podem solicitar a inclusão desse período como tempo de contribuição. Apresente provas documentais para ganhar meses ou anos no seu cálculo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
6. Considere o tempo de serviço militar
Se você prestou serviço militar obrigatório, solicite a inclusão desse período no cálculo do tempo de contribuição. Isso pode aumentar o valor do benefício final.
7. Reconheça atividades insalubres não contabilizadas
Muitos segurados que trabalharam em atividades insalubres não tiveram elas devidamente reconhecidas pelo INSS.
Solicite a revisão desses períodos e apresente laudos técnicos para garantir a contagem como tempo especial, o que acelera e aumenta o benefício.
8. Corrija o CNIS para vínculos não registrados
Revise o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Você pode encontrar vínculos empregatícios ou períodos de trabalho que não foram devidamente registrados pelo INSS, resultando em uma defasagem no cálculo. Corrija as informações e recupere o tempo perdido.
9. Incluir contribuições em atraso regularizadas aumenta a aposentadoria?
Sim, segurados que deixaram de contribuir em determinados períodos, mas que regularizaram os valores posteriormente, podem solicitar a inclusão dessas contribuições em atraso no cálculo do benefício.
Garanta que esses pagamentos entrem na sua contagem total.
MAS ATENÇÃO! Conforme até mencionamos acima, buscar o auxílio de um advogado previdenciário especializado é fundamental para avaliar se o seu caso se enquadra em alguma dessas revisões e garantir que o pedido seja feito de forma correta, maximizando suas chances de sucesso.
Ademais, para mais informações da autarquia, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.