Estas são as 9 profissões que garantem aposentadoria antecipada pelo INSS graças à lei que continua em vigor no Brasil
Aposentadoria especial do INSS considera o esforço físico e mental dos profissionais expostos a ambientes que fazem mal à saúde, permitindo acesso mais cedo ao benefício. Contudo, essa modalidade precisa que você mostre que foi exposto a agentes químicos, físicos ou biológicos, com regras diferentes conforme o nível de perigo envolvido: 15 anos no caso de alto risco, 20 para o risco médio, e 25 para o risco baixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As normas vigentes consideram também idade mínima nas regras de transição criadas pela reforma de 2019, por exemplo, exigindo pontos somando idade e tempo de contribuição. Contudo, o benefício não deriva do simples exercício da atividade, mas da comprovação documentada dessa exposição. Contudo, para conseguir isso, o trabalhador deve juntar o Perfil Profissiográfico Previdenciário PPP.
Porém, caso precise, o Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho LTCAT, mostrando condições insalubres ou perigosas, sempre de maneira continuada. Ademais, aqueles que já completaram os requisitos antes de 13 de novembro de 2019 têm o direito de se aposentar conforme as regras anteriores, sem idade mínima, usufruindo do direito adquirido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, figuram entre as principais categorias que comprovam exposição a agentes biológicos e químicos. Com isso, podem pleitear aposentadoria especial com 25 anos de contribuição ou menos, dependendo do risco e da data de enquadramento.
Além dessas, atividades como agentes de trânsito, vigilantes armados e não armados, motoristas de transporte coletivo ou de cargas perigosas. Trabalhadores da limpeza urbana e assistentes sociais atuando em ambientes de risco também integrem a lista de categorias contempladas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
Quais profissões dão direito a aposentadoria antecipada pelo INSS?
- Metalúrgico
- Eletricista
- Enfermeiro
- Soldador
- Trabalhador de Frigorífico
- Mecânico de Aviação
- Dentista
- Serralheiro
- Trabalhador da Construção Civil
Portanto, para quem já trabalhou nessas áreas com contato direto a agentes prejudiciais, junte o PPP e o LTCAT, calcule o tempo em atividade especial conforme o nível de risco, e verifique se já tem direito, ou se vale a pena usar a regra de transição.
Por fim, se possível, um especialista em direito previdenciário. Isso pra formalizar o pedido no INSS, de jeito seguro e eficaz, seja pelo Meu INSS ou pessoalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE