Corridas pela metade do preço: 99 peita prefeitura com serviço nº1 em SP e deixa Uber sem chão em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

15/01/2025 9h30

5 min de leitura

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99 lança serviço inovador em SP e choca a Uber e a Prefeitura da grande metrópole (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Uber/99)

99 lança novo serviço de corridas a preços reduzidos e desafia rivais, incluindo a Uber, revoluciona a mobilidade urbana em São Paulo e causa polêmica

Na última terça-feira (15), a empresa de transporte pelo aplicativo 99 deu um passo ousado ao peitar a prefeitura de São Paulo e lançar um serviço histórico e nº1 em rapidez e comodidade na cidade de São Paulo.

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Trata-se dos serviços de mototáxi através da 99Moto na cidade de São Paulo:

  • A nova categoria promete corridas pela metade do valor, o que desafia fortemente a sua concorrência, ainda mais a Uber, a qual ficou “sem chão” com essa novidade neste ano de 2025.
  • No entanto, essa introdução do 99Moto não trouxe apenas vantagens econômicas, como de ontem para hoje causou um debate acalorado sobre segurança, legislação e o impacto desse modelo em uma metrópole tão complexa como São Paulo.

Diante disso, a equipe especializada em mobilidade do TV Foco, baseada em informações confirmadas e divulgadas pelo G1 e pelo portal EXAME, traz mais dados e fatos sobre essa novidade que tem dado muito o que falar.

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Aplicativo 99 (Foto: Reprodução / Internet)
Aplicativo 99 (Foto: Reprodução / Internet)

Impactante

A 99Moto começou a operar em São Paulo de forma gradual, limitada inicialmente às áreas fora do centro expandido:

  • Vale destacar que esse serviço já é válido em mais de 3.300 cidades no Brasil.
  • Além disso, conforme dito acima, ele pode oferecer corridas com tarifas bem abaixo do esperado.

A 99 estima que a iniciativa poderá gerar R$ 28 milhões em arrecadação de impostos e criar 13 mil empregos diretos e indiretos na cidade.

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Além disso, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico total no PIB brasileiro pode chegar a R$ 1 bilhão .

O novo serviço também promete benefícios para os usuários, como economia de até R$ 2,5 mil anuais em custos de mobilidade, e para os motociclistas, com aumentos potenciais de 40% nos ganhos financeiros.

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Prefeitura x medidas legais

A 99 sustenta sua atuação no inciso X do artigo 4º da PNMU , que permite o transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos, tanto em carros quanto em motocicletas.

Segundo a empresa, o decreto municipal que proíbe o serviço em São Paulo contraria a legislação federal e as decisões do STF, que já consideraram a legalidade do transporte privado mediado por aplicativos.

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No entanto, apesar do otimismo de 99, a prefeitura de São Paulo reagiu com veemência contra a operação do serviço.

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Ricardo Nunes (Foto: Reprodução/Alesp)

Conforme até mencionamos em matérias anteriores, o Decreto Municipal 62.144/2023 , editado pelo prefeito Ricardo Nunes, suspende temporariamente o uso de motocicletas para transporte individual remunerado por aplicativos, citando preocupações com a segurança no trânsito e o impacto no sistema de saúde público.

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Visando reduzir o número de acidentes fatais com motos, a prefeitura proibiu o mototáxi, alegando que teve um aumento de 37% em mortes em 2024.

Sendo assim, a prefeitura determinou a suspensão imediata da atividade e notificou a 99 sobre a ilegalidade do serviço.

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99 rebate:

Em resposta, a empresa entrou com um mandato de segurança na 8ª Vara de Fazenda Pública, argumentando que o decreto municipal é inconstitucional e que o Comitê Municipal de Uso Viário (CMUV) está contrariando decisões judiciais de repercussão geral emitidas pelo STF:

“A legislação federal estabelece que as prefeituras podem regulamentar e fiscalizar a atividade com exigências específicas, mas não têm o poder de proibi-la. Já existem 20 decisões judiciais confirmando esse entendimento sobre a legalidade da categoria. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 2019 pela impossibilidade de proibição, por se tratar de atividade legítima, exercida de livre iniciativa e autorizada pela Constituição.”

Além disso, a 99 defende que o 99Moto é seguro e regulamentado, com condutores legalizados e submetidos a treinamentos de direção defensiva.

A empresa utiliza mais de 50 funcionalidades de segurança , incluindo:

  • Monitoramento em tempo real das corridas.
  • Botão de emergência e central de atendimento 24 horas.
  • Alerta de velocidade com notificações visuais e sonoras.
Defesa da 99 (Foto Reprodução/Globo)

Por fim, a 99 promove ações educativas tanto para motociclistas quanto para passageiros, buscando reduzir os riscos durante as viagens.

O que disse Ricardo Nunes sobre a Moto 99?

Por outro lado, o prefeito Ricardo Nunes qualificou a iniciativa como uma “carnificina” iminente, alegando que São Paulo não está preparado para lidar com os impactos no trânsito.

Vereadores e deputados solicitaram à prefeitura e à 99 esclarecimentos sobre os critérios de seleção dos motociclistas, medidas de fiscalização e a efetividade das ações de segurança, como a faixa azul para motociclistas.

99 Moto já funciona em várias cidades (Foto Reprodução/Internet)

Enquanto o debate entre a prefeitura e a 99 se intensifica, o serviço já foi adotado em regiões metropolitanas próximas, como Guarulhos e Osasco.

Porém, a empresa mantém sua posição de que o 99Moto é um direito dos paulistanos e um avanço na mobilidade urbana.

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Considerações finais:

Em suma, a 99 lançou o serviço 99Moto em São Paulo, oferecendo corridas de moto a preços mais baixos, desafiando a concorrência e a prefeitura.

A iniciativa, embora promissora em termos de economia e geração de empregos, gerou um debate acalorado sobre segurança e legalidade, com a prefeitura suspendendo o serviço e a 99 entrando na justiça para garantir sua operação.

A disputa judicial e os impactos na mobilidade urbana da cidade prometem movimentar os próximos meses. Mas, para saber sobre mais informações envolvendo a 99 e a Uber, clique aqui*.

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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