Comunicado da 99: Por que serviço popular precisou ser suspenso?

Serviço popular de transporte da 99 é suspenso em São Paulo. Entenda por que a justiça suspendeu a modalidade
O transporte por aplicativo se tornou parte do dia a dia de milhões de brasileiros, e em São Paulo não é diferente. Entre as opções que mais cresceram está o serviço de motos da 99, visto como uma alternativa rápida e acessível para fugir do trânsito da capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa modalidade acabou sendo vista como perigosa, o que resultou em sua suspensão. Aliás, em maio deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo reafirmou a proibição do transporte de passageiros por moto ofertado pela 99 e também pela Uber.
Aliás, vale destacar que em 2023 o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes havia já assinado um decreto vetando esse tipo de transporte na capital. O prefeito destacou os riscos à segurança dos passageiros e demais motoristas no trânsito que esse tipo de modalidade pode causar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que o serviço foi suspenso?
A suspensão foi determinada pelo relator Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público do TJSP. Ele destacou que a decisão anterior de proibir a modalidade ainda está valendo e determinou que as empresas parem de oferecer o serviço em São Paulo.
De acordo com as informações divulgadas pelo portal Carta Capital, caso a determinação acabe sendo descumprida, as plataformas poderão ser multadas em 30 mil reais por dia.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O tema ganhou ainda mais repercussão após a morte de Larissa Barros Maximo Torres, de 22 anos, durante uma corrida na 99. O acidente ocorreu na Avenida Tiradentes, na Zona Norte, quando a moto bateu contra a porta aberta de um carro.
A jovem acabou sendo arremessada e acabou atingida por outro veículo, o que reforçou os argumentos da prefeitura sobre os riscos do serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posição das empresas
Diante da decisão, ainda em maio, tanto a Uber quanto a 99 informaram que suspenderam temporariamente a modalidade em São Paulo. A Uber afirmou que aguarda uma análise definitiva da justiça ou uma regulamentação que dê segurança jurídica à operação.
Já a 99 ressaltou que mais de 1 milhão de corridas já foram realizadas na capital e defende que o debate sobre a inconstitucionalidade do decreto precisa ser concluído para assegurar os direitos de passageiros e motociclistas parceiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o serviço segue suspenso e a disputa continua na justiça, aguardando uma decisão definitiva do tribunal sobre a legalidade do transporte de passageiros em motos na capital paulista.
A 99 É BRASILEIRA?
A 99 nasceu como uma empresa brasileira, criada por empreendedores do país. No entanto, com o tempo, acabou sendo adquirida por investidores estrangeiros. Ainda assim, continua sendo um projeto idealizado por brasileiros e que conquistou enorme sucesso no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja: Fim do modo dinâmico: 4 novas plataformas chegam para acabar com as tarifas mais temidas da Uber e 99
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br