9k funcionários na rua e falência decretada: O fim de rede de supermercados nº1 do Brasil após 44 anos

Rede aclamada de supermercados, tem falência decretada após 44 anos de história e acaba levando mais de 9 mil funcionários a rua
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Rede de supermercados querida decretou falência (Foto: Divulgação)

Rede de supermercados aclamada chega ao fim após 44 anos de história no Brasil e ocasiona a demissão em massa de 9 mil funcionários após a falência

No Brasil há grandes redes de supermercados, como, por exemplo, Assaí, Carrefour, Supermercados BH e muitas outras. Cada uma faz sucesso da sua maneira e se destacam no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, ao longo da história, muitas outras deixaram de existir, seja por falência ou algum outro motivo como venda. E há uma em especial, que chegou a ter 22 mil funcionários e foi encerrada.

O time de especialistas em falência do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Vida de Empresa, traz agora os detalhes da queda dessa gigante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FALÊNCIA DE GIGANTE

O FIM DE REDE ACLAMADA DE SUPERMERCADOS

As Casas da Banha foi uma rede de supermercados fundada em 1955, com sede no Rio de Janeiro. No auge, teve 224 filiais e 80% ficavam localizadas no Estado carioca.

Além disso, na época de seu auge, a rede chegou a ter 22 mil empregados e ainda tinha um faturamento anual ultrapassava US$ 700 milhões. Dessa maneira, era uma das principais redes em atividade no Brasil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela se expandiu e fez um enorme sucesso, conquistando diversas partes do país. Mas, os anos acabaram e a década de 1990 marcaria o seu fim. O declínio foi no começo.

Em 1990, eles já se encontravam em crise, então, aos poucos a rede foi caindo. Em 1991, a Casas da Banha tinha 9 mil funcionários, e eles seriam todos demitidos nos meses seguintes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano de 1992, de 224 lojas espalhadas pelo Brasil, cerca de 149 foram vendidas ou passados os pontos para seus antigos donos como forma de pagamento de dívidas, e 75 permaneciam fechadas à espera de negociação.

Dessa maneira, o processo de decadência se estendeu até o ano de 1999, quando a sua falência foi decretada. Sendo assim, abaixou as portas e encerrou a trajetória após 44 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÕES FINAIS

Cadas da Banha, após se tornar um dos principais supermercados do Brasil, saiu de cena com uma falência. Hoje a rede é apenas uma lembrança do que foi um dia e isso choca a todos.

QUAL A MAIOR REDE DE SUPERMERCADOS DO BRASIL?

Trata-se do Carrefour, que por mais um ano seguido, segue sendo simplesmente a maior do país. Novamente, o faturamento ultrapassou a casa dos R$ 100 bilhões. Então, novamente foi o principal do Brasil.

ALÉM DISSO, VEJA NOTÍCIA DESSE OUTRO FECHAMENTO

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile