Bactéria mortal: A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de leite dos mercados devido à contaminação

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/03/2024 9h57

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A proibição da ANVISA - Foto Internet

5 marcas de leite foram retiradas das prateleiras dos mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição de venda e retirada dos mercados de 5 marcas de leite.

Os produtos, que não são 100% leite, tem dentro de suas formulações o leite, já que são produzidos com o público alvo sendo crianças e bebês. Segundo informações do jornal ‘O Globo’, a Anvisa mandou retirar dos supermercados cinco marcas de produtos infantis em pó:

  • Human Milk Fortifier
  • Similac PM 60/40
  • Similac
  • Alimentum
  • EleCare da empresa Abbott Nutrition

Todos esses produtos foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A medida tomada pela Anvisa é parte de um alerta internacional feito após a abertura de uma investigação de quatro internações de bebês com menos de seis meses, e um óbito, que consumiram as fórmulas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 produtos infantis foram retirados dos mercados após ordem da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

5 produtos infantis foram retirados dos mercados após ordem da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Em inspeção da fábrica de Sturgis, que terminou no último dia 18, foi encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis em pó. Por esse motivo, o produto foi retirado de circulação e arrancado das prateleiras dos mercados.

De acordo com orientações da Anvisa, as numerações dos lotes em questão começavam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale destacar que no Brasil eles foram retirados apenas por suspeita e cautela, mas aqui não foram identificados nenhum tipo de contaminação, por isso os produtos voltaram a ser produzidos tempos depois e vendidos normalmente.

Entretanto, agora, em março de 2024, é possível fazer a compra do produto, uma vez que a situação foi devidamente resolvida e, como mencionado acima, os LOTES contaminados foram todos retirados de circulação.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Foto: Reprodução/ Internet)

O que mais a Anvisa fez?

A Anvisa também proibiu ainda a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos lotes das fórmulas suspeitas. Segundo a Agência, três das crianças que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii , e a outra por Salmonella Newport

Na investigação, realizada pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode causar graves doenças transmitidas por alimentos, principalmente em bebês, foi encontrada na fábrica.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.