Encerramento de atividades e crise: A cerveja que você amava beber acabou comprada pela Heineken

Tudo sobre uma cerveja que você amava comprar e beber, mas acabou sendo comprada pela Heineken
No ano de 2017, a holandesa Heineken, uma das maiores referências em cerveja, decidiu comprar uma das suas rivais do mercado, amada por milhares de brasileiros, após a mesma enfrentar crise no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais consome cerveja, então é difícil de se imaginar que uma cervejaria brasileira chegasse ao fim e acabasse sendo comprada pela Heineken, mas foi justamente isso que aconteceu.
Estamos falando da Brasil Kirin, empresa de bebidas, fruto de uma fusão da antiga empresa brasileira Schincariol, com a japonesa Kirin Holdings Company. Segundo o portal Poder 360, no dia 13 de fevereiro de 2017, a Heineken anunciou o acordo fechado garantindo a compra da Brasil Kirin Holding, o que levou a holandesa para outro patamar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o portal, o valor da transação custou aos cofres da Heineken o valor de € 664 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 2,2 bilhões. Com a compra, a Heineken se tornou a 2ª maior empresa de cerveja do país, ficando atrás apenas da Ambev, braço da AB InBev, a líder mundial de produção.
A título de informação, a Brasil Kirin operava em 12 fábricas com rede de vendas e de distribuição própria de produtos. De acordo com declarações feitas pela própria Heineken na época, a transação transformaria a sua expansão no Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo a Forbes, a Kirin afirmou na ocasião assumiria fatia de 51% em uma empresa de cervejas de Mianmar. O grupo japonês ainda encerrou as negociações com a Coca-Cola, embora as duas empresas permaneciam discutindo uma potencial parceria operacional.

A aprovação da Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) ocorreu em março de 2017. De acordo com o Diário do Comércio, a Superintendência do Cade entendeu que a operação não apresentava uma concentração maior do que 20% no mercado nacional nem maior do que 50% nos regionais. Por isso, não geraria preocupações concorrenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Forbes, a venda foi necessária, pois a Brasil Kirin estava em momento de forte crise e não estava conseguindo reverter a situação, o que simbolizou verdadeiro pedido de socorro …
A Kirin declarou na época que os riscos brasileiros e o competitivo e estagnado segmento de cervejas e refrigerantes no país eram “limitações” para tornar a Brasil Kirin rentável. De acordo com a empresa, a unidade brasileira teve prejuízo operacional de R$ 284 milhões só no ano de 2016, o que deixou o fim das suas produções ainda mais inadiáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, no ano da compra, em 2017, a economia brasileira parecia propensa a entrar no terceiro ano de recessão, mas a Heineken considerava o mercado de cervejas atrativo no longo prazo, com o segmento premium crescendo mais rápido.
Pois bem, em meio a tudo isso, segundo o portal Abra Latas, após a compra da Brasil Kirin, a Heineken ampliou seu portfólio e, de fato, a expansão idealizada ocorreu, visto que ela passou a dominar 20% do mercado brasileiro. Mas conforme dito acima, a liderança permanecia com a Ambev (Brahma, Skol, Antarctica, Stella Artois, Budweiser, Bohemia, Quilmes, Caracu), com 63% do mercado.

Em outubro do ano de 2017, meses após a compra, em uma entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, o ex presidente da Heineken Brasil, Didier Debrosse, deixou claro que o país é prioridade para a cervejaria holandesa e que tornaria o maior mercado global da empresa.
Quais são as cervejas mais vendidas do Brasil?
Marcas de Cerveja mais vendidas no Brasil:
- Antarctica.
- Bohemia.
- Itaipava.
- Schin.
- Devassa.
- Kaiser.
- Petra.
- Colorado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br