O lugar mais limpo do Brasil, onde até as ruas surpreendem pelo cheiro

O lugar mais limpo do Brasil onde até o cheiro das ruas revela um padrão de limpeza que impressiona moradores e turistas
Enquanto boa parte do Brasil ainda enfrenta dificuldades com o acúmulo de lixo, a má conservação das vias e a ausência de políticas eficazes de limpeza urbana, uma cidade em particular tem chamado a atenção por motivos que surpreendem até os visitantes mais exigentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em vez de buracos e mau cheiro, suas ruas exibem um brilho constante, canteiros bem cuidados e, para espanto geral, um perfume sutil que paira no ar e reforça a sensação de estar em um lugar onde o zelo com o espaço público virou prioridade e orgulho coletivo.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), detalha agora o lugar mais limpo de todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cidade mais limpa do Brasil
A Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) publicou no Dia do Gari, em 16 de maio de 2025, o ranking oficial do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) referente ao ano de 2024.
O estudo avaliou 116 cidades com mais de 250 mil habitantes, com Florianópolis destacando-se como a mais limpa do país.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contudo, Florianópolis obteve a primeira posição no ranking, seguida por São José (SC) e Niterói (RJ), confirmando a liderança de municípios catarinenses na gestão de resíduos urbanos.
Porém, o aferimento levou em conta fatores como coleta regular, destinação adequada dos resíduos e envolvimento comunitário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Florianópolis
Os critérios do ISLU avaliam quatro dimensões principais: engajamento público, sustentabilidade financeira, reciclagem e impacto ambiental.
Florianópolis se destacou especialmente na dimensão financeira, onde a cobrança da taxa de lixo cobre cerca de 85% das despesas com limpeza urbana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a capital catarinense apresentou avanços notáveis em reciclagem e recuperação de materiais.

Contudo, o índice registrou uso eficiente de cooperativas locais e infraestrutura voltada para a coleta seletiva, fortalecendo o ciclo sustentável de resíduos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lixo
Outro ponto forte foi a gestão financeira: desde 2003, Florianópolis cobra tarifa solidária sobre coleta de resíduos. Assim, gerando renda anual em torno de R$ 190 milhões, o que assegura a sustentabilidade das operações de limpeza.
Além disso, o levantamento da Abrema também mostrou que, entre as dez cidades mais bem colocadas no ranking, oito estão no Sul e duas, no Sudeste.
Portanto, isso reforça o padrão regional de boa governança ambiental.

Pontos principais levantados pelo ISLU 2024:
- Engajamento: alta adesão da população aos serviços de limpeza urbana;
- Sustentabilidade Financeira: tarifas que cobrem quase integralmente os custos;
- Reciclagem: cooperativas e coleta seletiva bem estruturadas;
- Impacto Ambiental: baixa destinação em aterros inadequados, com foco em aterros sanitários.
Com base nesses critérios rigorosos, Florianópolis se reforça como referência nacional em gestão de resíduos urbanos e limpeza pública.
Quais são as cidades mais limpas do Brasil?
As 10 cidades mais limpas do Brasil segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) da Abrema, divulgado no Dia do Gari, em 16 de maio de 2025, com base em dados referentes ao ano de 2024:
- Florianópolis (SC)
- São José (SC)
- Niterói (RJ)
- Joinville (SC)
- Blumenau (SC)
- Itajaí (SC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Campinas (SP)
- Ponta Grossa (PR)
- Pelotas (RS)
O ranking contempla 116 municípios com mais de 250 mil habitantes, avaliando critérios como coleta e destinação de resíduos, coleta seletiva, reciclagem, sustentabilidade financeira e engajamento comunitário
CONCLUSÃO
Por fim, os dados do ISLU 2024, divulgados pela Abrema em 16 de maio de 2025, consolidam Florianópolis como a cidade mais limpa do Brasil.
Porém, a combinação de gestão financeira eficiente, ampla participação popular e política de reciclagem eficaz servem de modelo a ser seguido por outras cidades brasileiras
Veja também matéria especial sobre: A cidade com aluguel de R$500 onde vive-se bem com 1 salário mínimo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu