Mais de R$4bi na mesa e 70 lojas: A compra colossal do Assaí de supermercados das mãos do Pão de Açúcar

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A compra colossal do Assaí pelas mãos do Pão de Açúcar ao adquirir rede gigantesca de supermercado (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Relembre a compra colossal da rede Assaí pelas mãos do Pão de Açúcar

Era o ano de 2021, mais precisamente no mês de outubro, quando a rede Assaí, nome gigantesco do meio atacarejo, fez compra colossal em mais de R$4 bilhões para adquirir rede de supermercados pelas mãos do Grupo Pão de Açúcar e se tornar ainda maior do que se era.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do Extra Hiper, que pertencia ao Grupo Pão de Açucar (GPA), e que passou 71 pontos comerciais da bandeira na transação.

Vale dizer que na época essa transação acabou sendo o marco da extinção do modelo de hipermercado Extra no país, que atualmente funciona apenas como um mercadinho de bairro cuja bandeira é conhecida como Mercado Extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compra colossal

Dee acordo com o portal G1, o comunicado da venda foi feito no dia 14 de outubro de 2021, e custou aos cofres do Assaí o valor de R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões foram deixados “na mesa” de forma parcelada, entre dezembro daquele ano a  janeiro de 2024.

O R$ 1,2 bilhão restante foi pago ao GPA por um fundo imobiliário que tem garantia do Assaí. Desde então, as lojas começaram a ser convertidas para o formato cash & carry (atacarejo) e passaram a ser operadas pelo Assaí.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 71 pontos comerciais representam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no país. Das outras 32 lojas que ficaram de fora da venda para o Assaí, 28 foram convertidas paras as bandeiras Pão de Açúcar e Mini mercado Extra, e 4 foram simplesmente fechadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom para todo mundo …

Fora isso, segundo declarações dadas por Jorge Faiçal, CEO do GPA, a saída do segmento de hipermercado visava fortalecer ainda mais o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia.

Afinal de contas, ficando apenas com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, eles criaram um nicho de mais proximidade com o público, que de certa forma não deixa de ser a mesma estratégia aplicada pela rival, Oxxo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*)

Vale mencionar, que o Assaí chegou a abrir 150 lojas na última década, sendo 25 conversões de unidades do Extra Hiper.

Segundo o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, a companhia viu uma oportunidade única de acelerar sua expansão com a aquisição de lojas do Extra Hiper em um momento de corrida do setor de atacarejo por abertura de lojas.

Como está a situação do Assaí atualmente?

De acordo com o que foi divulgado pelo próprio site da rede, o Assaí somou quase 10 novas lojas só na virada de 2022. Fora isso, a rede conta hoje com o número de 288 lojas espalhadas no país, 12 centros de distribuição além de 11 escritórios regionais.

Fora isso o Assaí conseguiu inaugurar a primeira loja no estado do Acre; a loja de nº 200, em Curitiba e mais nove novas unidades abertas antes mesmo de encerrar o ano:

  • Feira de Santana (BA);
  • Piracicaba (SP);
  • Itapevi (SP);
  • Barreiras (BA);
  • Recife(PE);
  • Barra da Tijuca/Rio de Janeiro;
  • São Gonçalo (RJ);
  • Sete Lagoas (MG)
  • Maringá (PR).

Dessa forma, a companhia conseguiu dar sequência aos planos de crescimento acelerado e chegar a um faturamento de R$ 100 bilhões até 2024.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile