Mais de meio bilhão na mesa: A compra colossal da Nestlé de chocolate popular para aniquilar a Cacau Show

A compra colossal da Nestlé para desbancar concorrência como a Cacau Show e se tornar uma das maiores do setor de chocolates
E a Nestlé, uma das maiores marcas do setor alimentício, no ano de 2002 efetuou uma compra colossal de uma marca popular de chocolates no país para aniquilar a Cacau Show.
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Estamos falando da icônica Garoto, fundada no ano de 1929 e que chegou a ser eleita no ano de 2021, como a segunda marca de chocolates mais lembradas entre consumidores, conforme divulgado pelo Data Folha na época.
Segundo o portal Jornal de Londrina, no ano de 2002, o grupo suíço Nestlé fez questão de anunciar a compra de uma parte significativa dessa marca tão amada pelos brasileiros.
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Esse feito, iniciou uma nova era entre elas e prometendo firmar ainda mais espaço da Nestlé no Brasil, cujo contrato de venda foi assinado por oito acionistas da Garoto em São Paulo.
A indústria da Garoto fica em Vila Velha, no Espírito Santo, e na época empregava cerca de 2.500 pessoas.
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Compra de bilhões
A venda que chegou a ser avaliada em R$ 1 bilhão prometeu à Nestlé mais de 50% do setor de chocolates, um segmento de 309 mil toneladas e vendas de R$ 2,7 bilhões.
Sozinha, a Nestlé detinha 31,4% do setor e a Garoto, 22,4%, na época.
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Mesmo com as cifras, acionistas da Garoto não acreditavam que poderiam enfrentar empecilhos por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Nestlé ainda previa o incremento da produção da Garoto voltada ao mercado interno e às exportações para a América Latina e América do Norte; revitalização da marca e de seus principais produtos e manutenção da sua rede de distribuição em todo o país.
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Essa parceria prometeu assim o fim da concorrência entre as marcas, afinal, juntas elas conseguiriam dominar o mercado, inclusive derrubar marcas como a Cacau Show, que apesar de fazer uma linha mais gourmet, também tem em seu portfólio chocolates mais populares
Porém, somente em junho de 2023 (20 anos após a negociação), essa história teve um desfecho!
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Segundo o portal “Olhar Digital, o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a proposta da empresa alemã para a compra da empresa brasileira.

Chocolates Garoto estão há anos no mercado e é uma das marcas mais consolidadas (Foto Reprodução/Internet)

Compra da Nestlé da marca Garoto promete dar fim a concorrência entre elas (Foto Reprodução/Internet

Fábrica da Garoto em "Vila Velha" (Foto Reprodução/Internet)
Valor final em mais de meio bilhão
Essa compra foi feita por um pouco mais de meio bilhão na mesa, mais precisamente o valor de R$566 milhões e promoveu a fusão das duas, sendo que ambas já são vistas como grandes no país.
Na ocasião, o Cade decidiu que a compra da Garoto deveria ser realizada por um concorrente menor. Isso porque, na época, ambas representavam algo em torno de 60% da parcela do mercado.
No entanto, atualmente, as parcelas de mercado das duas empresas juntas diminuiu para algo em torno de 30% a 40% do mercado, afinal de contas, ao longo desses anos, diversas outras marcas concorrentes que atuam no país começaram a ganhar força.

O que a Nestlé precisou fazer para concretizar a compra da Garoto?
Para que a compra da Garoto se concretizasse, a Nestlé também precisou se comprometer a não adquirir ativos e empresas que representem mais de 5% do mercado de chocolates atual..
Segundo o portal G1, outra medida que a Nestlé deverá manter é a produção na fábrica da Garoto, localizada em Vila Velha (ES), durante o período mínimo de sete anos.
Porém, essa decisão não é válida para aquisições internacionais, que podem ter efeitos no território brasileiro. Segundo o presidente do Cade e responsável pelo caso, Alexandre Cordeiro, a passagem de todos esses anos foi essencial para a decisão atual do Conselho.
Por isso, a compra da Garoto só foi possível após discussões e acordos proporcionais, para evitar riscos aos concorrentes. Portanto, com a mudança no panorama do mercado de chocolates, não existe mais nenhuma restrição para a concretização da compra.
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.