2,6 bilhões na mesa: A compra colossal da Uber de gigante do delivery para aniquilar rivais em país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/03/2024 8h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
A compra colossal da Uber, de App gigante de delivery, para acabar com concorrência em país (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Uber estourou cofres em bilhões  para obter rival e aniquilar de vez a concorrência em país

O  ano era 2020, mais precisamente em dezembro daquele ano, quando a Uber gastou uma verdadeira fortuna para obter uma forte rival do segmento de delivery e aniquilar de vez com a concorrência do segmento em país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Postmates, empresa que atua no ramo de entrega de refeições, bem similar ao Uber Eats, o que fazia concorrência direta com a plataforma nos  EUA.

De acordo com o portal ExameUber anunciou no dia 01 de dezembro de 2020, a respeito da conclusão da aquisição da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O negócio deu inicio em julho daquele ano e foi divulgado que a Uber desembolsou nada menos que 2,6 bilhões de dólares pelas ações da concorrente.

Outro patamar …

Com essa fusão, as empresas criaram a segunda maior plataforma de entregas dos EUA, atrás apenas da DoorDash.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mesmo assim, a Postmates continuou operando, ainda que inicialmente, como uma marca separada.

Antes da aquisição a Postmates era uma das principais rivais da Uber (Foto Reprodução/Internet)

Antes da aquisição a Postmates era uma das principais rivais da Uber (Foto Reprodução/Internet)

Se não tem tu, vai com tu mesmo …

Vale dizer que a Uber e Postmates iniciaram negociações há anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal  Bloomberg, as companhias mostraram interesse na fusão após a Uber não conseguir comprar a GrubHub, adquirida pela Just Eat Takeaway por 7,3 bilhões de dólares.

A Postmates, que tem forte presença em Los Angeles e na região sudoeste dos EUA, surgiu como uma alternativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada ainda em abril de 2020,  pela consultoria americana Edison Trends, apontava que a DoorDash era responsável por 46,5% do mercado de delivery de refeições nos EUA.

O Eats aparecia em segundo lugar com 25,7%. GrubHub estava na terceira posição com uma fatia de 22,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uber e Postmates iniciaram negociações após a plataforma não conseguir comprar a GrubHub (Foto Reprodução/Internet)

Uber e Postmates iniciaram negociações após a plataforma não conseguir comprar a GrubHub (Foto Reprodução/Internet)

Crescimento em cenário conturbado

Vale dizer que a Postmates foi pioneira na entrega como serviço, o que complementa os crescentes esforços da Uber na entrega de mantimentos, itens essenciais e outros bens.

Fato esse que representou um papel fundamental, ainda mais durante a pandemia da Covid-19. Inclusive, vale dizer que a pandemia foi um fator determinante para o negócio na ocasião.

Com a quarentena, o faturamento da Uber sofreu uma queda considerável, principalmente em relação ao seu serviço de transporte de passageiros.

Os resultados do terceiro trimestre de 2020 apontavam uma queda de 18% na receita, com 14,7 bilhões de dólares e prejuízo de 1,1 bilhão de dólares no período.

De acordo com declarações feitas pela Uber na época, com a Postmates e Uber Eats juntos seria possível oferecer mais ferramentas e tecnologia para se conectar de maneira mais fácil e econômica a uma base maior de consumidores.

Uber-Postmates Deal Creates 3-Horse Delivery Race 12/03/2020

O Uber Eats, por sua vez, está em constante crescimento, que se destacou  durante a crise de covid-19 que assolou o planeta.

O serviço de entrega de refeições registrou aumento de 125% em sua receita entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período do ano de 2019. A receita bruta ficou em 8,5 bilhões de dólares

Thumbnail Video Youtube

Qual a última parceria da Eats atualmente?

E a Eats continuou inovando!

De acordo com o portal Mundo Geo, em 2023, a Uber Technologies juntamente com a  Serve Robotics revelaram um acordo que previa a implantação de 2 mil robôs móveis autônomos de delivery sob a bandeira da Uber Eats em vários mercados dos Estados Unidos.

De acordo com a Serve, a utilização de robôs de entrega tem o potencial de reduzir o congestionamento do tráfego e a poluição do ar, além de melhorar a eficiência da entrega de última milha e oferecer aos clientes e comerciantes uma experiência de entrega nova e inovadora.

Vale destacar que o serviço da Uber Eats deixou de existir no Brasil, em março de 2023, para entrega de refeições de restaurantes, porém o app ainda oferece serviços de compras em mercado, bebidas e farmácias.

 

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.