2,6 bilhões na mesa: A compra colossal da Uber de gigante do delivery para aniquilar rivais em país

Uber estourou cofres em bilhões para obter rival e aniquilar de vez a concorrência em país
O ano era 2020, mais precisamente em dezembro daquele ano, quando a Uber gastou uma verdadeira fortuna para obter uma forte rival do segmento de delivery e aniquilar de vez com a concorrência do segmento em país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Postmates, empresa que atua no ramo de entrega de refeições, bem similar ao Uber Eats, o que fazia concorrência direta com a plataforma nos EUA.
De acordo com o portal Exame a Uber anunciou no dia 01 de dezembro de 2020, a respeito da conclusão da aquisição da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O negócio deu inicio em julho daquele ano e foi divulgado que a Uber desembolsou nada menos que 2,6 bilhões de dólares pelas ações da concorrente.
Outro patamar …
Com essa fusão, as empresas criaram a segunda maior plataforma de entregas dos EUA, atrás apenas da DoorDash.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mesmo assim, a Postmates continuou operando, ainda que inicialmente, como uma marca separada.

Antes da aquisição a Postmates era uma das principais rivais da Uber (Foto Reprodução/Internet)
Se não tem tu, vai com tu mesmo …
Vale dizer que a Uber e Postmates iniciaram negociações há anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Bloomberg, as companhias mostraram interesse na fusão após a Uber não conseguir comprar a GrubHub, adquirida pela Just Eat Takeaway por 7,3 bilhões de dólares.
A Postmates, que tem forte presença em Los Angeles e na região sudoeste dos EUA, surgiu como uma alternativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pesquisa realizada ainda em abril de 2020, pela consultoria americana Edison Trends, apontava que a DoorDash era responsável por 46,5% do mercado de delivery de refeições nos EUA.
O Eats aparecia em segundo lugar com 25,7%. GrubHub estava na terceira posição com uma fatia de 22,8%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uber e Postmates iniciaram negociações após a plataforma não conseguir comprar a GrubHub (Foto Reprodução/Internet)
Crescimento em cenário conturbado
Vale dizer que a Postmates foi pioneira na entrega como serviço, o que complementa os crescentes esforços da Uber na entrega de mantimentos, itens essenciais e outros bens.
Fato esse que representou um papel fundamental, ainda mais durante a pandemia da Covid-19. Inclusive, vale dizer que a pandemia foi um fator determinante para o negócio na ocasião.
Com a quarentena, o faturamento da Uber sofreu uma queda considerável, principalmente em relação ao seu serviço de transporte de passageiros.
Os resultados do terceiro trimestre de 2020 apontavam uma queda de 18% na receita, com 14,7 bilhões de dólares e prejuízo de 1,1 bilhão de dólares no período.
De acordo com declarações feitas pela Uber na época, com a Postmates e Uber Eats juntos seria possível oferecer mais ferramentas e tecnologia para se conectar de maneira mais fácil e econômica a uma base maior de consumidores.
O Uber Eats, por sua vez, está em constante crescimento, que se destacou durante a crise de covid-19 que assolou o planeta.
O serviço de entrega de refeições registrou aumento de 125% em sua receita entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período do ano de 2019. A receita bruta ficou em 8,5 bilhões de dólares

Qual a última parceria da Eats atualmente?
E a Eats continuou inovando!
De acordo com o portal Mundo Geo, em 2023, a Uber Technologies juntamente com a Serve Robotics revelaram um acordo que previa a implantação de 2 mil robôs móveis autônomos de delivery sob a bandeira da Uber Eats em vários mercados dos Estados Unidos.
De acordo com a Serve, a utilização de robôs de entrega tem o potencial de reduzir o congestionamento do tráfego e a poluição do ar, além de melhorar a eficiência da entrega de última milha e oferecer aos clientes e comerciantes uma experiência de entrega nova e inovadora.
Vale destacar que o serviço da Uber Eats deixou de existir no Brasil, em março de 2023, para entrega de refeições de restaurantes, porém o app ainda oferece serviços de compras em mercado, bebidas e farmácias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.