Falência decretada duas vezes: A empresa tradicional da infância que deu adeus e agora ressurgiu das cinzas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/07/2023 7h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Marca que fez parte da infância de muitos, pediu falência duas vezes e ressurgiu das cinzas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Empresa que marcou a infância de muitos, após ter a falência decretada duas vezes, teve volta triunfal

Ahh os anos 90… Se você viveu a infância e a adolescência nessa época sabe muito bem, que de todas. ela foi  uma das décadas mais marcantes!  Principalmente pelo fato de terem surgido ou “bombado” certas marcas que até hoje fazem parte da nossa “caixinha de memórias”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar em caixinha de memórias, quem aqui não se lembra da icônica Polaroid? Essa máquina fotográfica instantânea, que surgiu pela primeira vez ainda no fim da década de 30, mais precisamente em 1937, teve o seu maior auge entre os anos 80 e 90 principalmente entre o público mais jovem.

Polaroid foi um verdadeiro coqueluche entre crianças e adolescentes da década de 80 e 90 (Foto Reprodução/Internet)

Polaroid foi um verdadeiro coqueluche entre crianças e adolescentes da década de 80 e 90 (Foto Reprodução/Internet)

De memorável à “esquecida” …

Segundo o portal Wikipédia, um dos maiores do segmento de pesquisa na web, a empresa começou em 1937 com as vendas de óculos de sol polarizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um pouco mais a frente, no ano de 1948, ela passou a criar as icônicas câmeras instantâneas, cuja função era passar para o papel de maneira rápida os momentos inesquecíveis vividos pelas pessoas.

Porém, apesar de todo o seu sucesso, que perdurou até metade dos anos 90, ela começou a ficar defasada.

Segundo o portal Investing.com, o maior erro da empresa foi a “auto confiança” exacerbada que ela tinha em acreditar que os clientes sempre gostariam de possuírem cópias físicas de suas fotos.

Inclusive, essa ideia era um consenso dentro da empresa a ponto de ninguém questioná-la. porém, com a crescente de novas tecnologias surgindo até o boom do milênio, nos anos 2000, a queridinha acabou ficando para trás e “esquecida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com as novas tecnologias que iam surgindo a Polaroid acabou ficando defasada (Foto Reprodução/Internet)

Com as novas tecnologias que iam surgindo a Polaroid acabou ficando defasada (Foto Reprodução/Internet)

Segundo o portal Folha de São Paulo, foi em meados de 2001 que ela teve seu primeiro pedido de falência decretado, cuja dívida na época chegava a 950 milhões de dólares, praticamente a metade do a mesma faturava naquele ano.

No ano de 2007 ela já havia parado de produzir as câmeras instantâneas, e ainda tentava se recuperar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já de acordo com o portal Mais Tecnologia, em 2008 ela teve o seu segundo pedido de falência, sendo que no ano seguinte duas empresas privadas tomaram controlo da empresa, incluindo um investidor polonês.

Durante a nova gestão, a marca Polaroid foi licenciada para outros produtos, como tablets e televisões, e voltou a lançar câmaras instantâneas, mas sem o fulgor que a tornou conhecida mundialmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando ocorreu a sua volta triunfal?

Como em uma grande reviravolta, digna de filme, essa marca icônica deu uma virada de chave impressionante e ressurgiu das cinzas de forma triunfal.

Segundo o portal Perphoto, no ano de 2019, durante uma época em que as pessoas estavam mais nostálgicas do que o comum, até mesmo pelo cenário pandêmico em que vivíamos, ela voltou despertar o interesse do público.

Claro que os modelos atuais hoje carregam designs mais modernos e conta com novas tecnologias, mas o charme dela … ah o charme sempre será  único e insubstituível …

Novo modelo de Polaroid (Foto Reprodução/Internet)

Novo modelo de Polaroid (Foto Reprodução/Internet)

 

 

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.