Atriz veterana, a qual participou da novela Malhação, viveu altos e baixos e hoje, aos 58 anos, segue se reinventando
A novela Malhação marcou a vida de milhares de jovens brasileiros e lançou diversos atores que seguem em destaque na televisão e no teatro. Exibida desde 1995, a trama abordou conflitos adolescentes, amizades e dramas familiares, tornando-se um verdadeiro laboratório para novos talentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas nem todos os atores eram jovens ou começaram suas carreiras na novela; alguns já tinham experiência, os quais inclusive foram essenciais para fortalecer essa “escola” e auxiliar ainda mais os que estavam começando a trilhar a carreira.
Inclusive, entre eles, temos o caso de Narjara Turetta, veterana que participou da Malhação 2010, como Sônia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, durante anos, ela virou uma vendedora ambulante para sobreviver, antes de retomar a carreira artística, e surpreendeu milhares de fãs com a revelação.
Sendo assim, conforme informações publicadas no TV História, Portal Wiki e Revista Caras, além de apurações feitas por meio das redes oficiais da atriz, separamos abaixo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- A sua trajetória;
- Os desafios após sua fama;
- Retorno às novelas;
- O que a atriz faz em 2025?
A trajetória de Narjara Turetta
Narjara Turetta iniciou sua carreira na televisão muito cedo. Aos cinco anos, participou do programa Grande Gincana (1971), da Record, e apresentou o Essa Gente Inocente(1975).
Em seguida, no ano de 1976, ela estreou como atriz em Papai Coração, na Tupi, e participou de outras produções como Salário Mínimoe a série Solar Paraíso, ambas de 1978.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o grande destaque da atriz veio em Malu Mulher (1979), em que interpretou Elisa, filha de Malu (Regina Duarte).
Narjara recebeu reconhecimento nacional e conquistou o prêmio de atriz revelação em 1980. Inclusive, em entrevista ao portal Terra, ela relembrou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Foi bom demais poder atuar com artistas consagrados, como Eva Wilma, Gianfrancesco Guarnieri, Marília Pêra e Dina Sfat. Uma oportunidade de ouro! Ganhei prêmio de atriz revelação em 1980 por esse trabalho.
Aos 12 anos, eu já tinha oito de carreira! Meu relacionamento com a Regina era intenso, dentro e fora da TV. Ela abrigou a mim e minha mãe quando a Globo demorou para nos dar passagens e hospedagens. Foi uma mãe mesmo.”
Entre novelas e desafios:
Vale destacar que nos anos 80 e 90, Narjara também participou de:
- Baila Comigo (1981);
- O Homem Proibido (1982);
- Amor com Amor se Paga (1984);
- Um Sonho a Mais (1985);
- Selva de Pedra (1986);
- O Salvador da Pátria (1989);
- Além de aparições no Você Decide e na série infantil Caça Talentos (1996).
Entretanto, apesar da carreira consolidada, as oportunidades diminuíram. Para se sustentar, Narjara precisou recorrer à venda de água de coco nas ruas de Copacabana.
Sobre essa fase, disse em entrevista à revista Contigo:
“No primeiro dia, eu não sabia nem onde enfiar a minha cara. Não sabia por onde começar. As duas (minha mãe e eu) estavam com vergonha. Ficamos em frente ao prédio onde moro. É a tal história: chorava à noite, e pela manhã estava linda e bela para vender meu coco.”
Ademais, a repercussão da sua história despertou a atenção da imprensa e trouxe novos convites para atuar novamente na televisão.
Retorno às novelas:
Narjara voltou à TV em Páginas da Vida (2006), participou de Sete Pecados (2008) e Malhação (2010).
No entanto, ela reconhece que essa fase de ambulante, apesar de dura, foi fundamental, dizendo até mesmo que foi a sua salvação:
“Todo mundo me enche o saco com essa coisa da água de coco. Não me arrependo, é algo saudável. Dava para pagar as contas direitinho e, por um bom tempo, foi minha salvação.”
Nos anos seguintes, atuou em:
- Babilônia (2015);
- O Outro Lado do Paraíso (2017);
- Jezabel (Record).
- Em 2022, participou da série Maldivas (Netflix).
O que Narjara Turetta faz em 2025?
Hoje, aos 58 anos, Narjara continua na ativa, dedicada ao teatro e à dublagem.
Ela mantém contato com fãs pelas redes sociais, compartilhando sua trajetória e mostrando perseverança, inspirando quem acompanha sua carreira.
Inclusive, no ano de 2024, lançou sua autobiografia, Reinvenção – Altos e Baixos da Minha Vida. Além disso, ela tem um canal chamado Turettando, onde ela dá dicas de empreendedorismo e muito mais, conforme podem ver abaixo:
Aliás, conforme informações apuradas pelas suas redes sociais, ela está em recife como parte da equipe da peça, “Três Mulheres Altas”, de Edward Albee.
Em suma, essa história leva o público para uma jornada intensa sobre a passagem do tempo, a memória e as dores e alegrias que moldam quem somos.
Mas, para saber mais informações sobre outros atores e novelas da Globo, clique aqui*.