A estrela de Malhação que virou ambulante para sobreviver: “Minha salvação”

Atriz veterana, a qual participou da novela Malhação, viveu altos e baixos e hoje, aos 58 anos, segue se reinventando.
5 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Atriz de malhação precisou vender coco na praia para sobreviver antes de retomar Às novelas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo)

Atriz veterana, a qual participou da novela Malhação, viveu altos e baixos e hoje, aos 58 anos, segue se reinventando

A novela Malhação marcou a vida de milhares de jovens brasileiros e lançou diversos atores que seguem em destaque na televisão e no teatro. Exibida desde 1995, a trama abordou conflitos adolescentes, amizades e dramas familiares, tornando-se um verdadeiro laboratório para novos talentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas nem todos os atores eram jovens ou começaram suas carreiras na novela; alguns já tinham experiência, os quais inclusive foram essenciais para fortalecer essa “escola” e auxiliar ainda mais os que estavam começando a trilhar a carreira.

Inclusive, entre eles, temos o caso de Narjara Turetta, veterana que participou da Malhação 2010, como Sônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, durante anos, ela virou uma vendedora ambulante para sobreviver, antes de retomar a carreira artística, e surpreendeu milhares de fãs com a revelação.

Narjara Turetta chegou a vender água de coco de forma ambulante para sobreviver (Foto Reprodução/Lennita/TV Foco/Montagem/Instagram @NajaraTuretta Oficial/Arquivo pessoal)

Sendo assim, conforme informações publicadas no TV História, Portal Wiki e Revista Caras, além de apurações feitas por meio das redes oficiais da atriz, separamos abaixo:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trajetória de Narjara Turetta

Narjara Turetta iniciou sua carreira na televisão muito cedo. Aos cinco anos, participou do programa Grande Gincana (1971), da Record, e apresentou o Essa Gente Inocente(1975).

Em seguida, no ano de 1976, ela estreou como atriz em Papai Coração, na Tupi, e participou de outras produções como Salário Mínimoe a série Solar Paraíso, ambas de 1978.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o grande destaque da atriz veio em Malu Mulher (1979), em que interpretou Elisa, filha de Malu (Regina Duarte).

Narjara recebeu reconhecimento nacional e conquistou o prêmio de atriz revelação em 1980. Inclusive, em entrevista ao portal Terra, ela relembrou:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foi bom demais poder atuar com artistas consagrados, como Eva Wilma, Gianfrancesco Guarnieri, Marília Pêra e Dina Sfat. Uma oportunidade de ouro! Ganhei prêmio de atriz revelação em 1980 por esse trabalho.

Aos 12 anos, eu já tinha oito de carreira! Meu relacionamento com a Regina era intenso, dentro e fora da TV. Ela abrigou a mim e minha mãe quando a Globo demorou para nos dar passagens e hospedagens. Foi uma mãe mesmo.”

Entre novelas e desafios:

Vale destacar que nos anos 80 e 90, Narjara também participou de:

Entretanto, apesar da carreira consolidada, as oportunidades diminuíram. Para se sustentar, Narjara precisou recorrer à venda de água de coco nas ruas de Copacabana.

Sobre essa fase, disse em entrevista à revista Contigo:

“No primeiro dia, eu não sabia nem onde enfiar a minha cara. Não sabia por onde começar. As duas (minha mãe e eu) estavam com vergonha. Ficamos em frente ao prédio onde moro. É a tal história: chorava à noite, e pela manhã estava linda e bela para vender meu coco.”

Ademais, a repercussão da sua história despertou a atenção da imprensa e trouxe novos convites para atuar novamente na televisão.

Narjara Turetta chegou a lançar um livro sobre a sua trajetória (Foto Reprodução/Montagem/ Tv Foco/ Lennita/Instagram@NajaraTuretta Oficial/)

Retorno às novelas:

Narjara voltou à TV em Páginas da Vida (2006), participou de Sete Pecados (2008) e Malhação (2010).

No entanto, ela reconhece que essa fase de ambulante, apesar de dura, foi fundamental, dizendo até mesmo que foi a sua salvação:

“Todo mundo me enche o saco com essa coisa da água de coco. Não me arrependo, é algo saudável. Dava para pagar as contas direitinho e, por um bom tempo, foi minha salvação.”

Nos anos seguintes, atuou em:

O que Narjara Turetta faz em 2025?

Hoje, aos 58 anos, Narjara continua na ativa, dedicada ao teatro e à dublagem.

Ela mantém contato com fãs pelas redes sociais, compartilhando sua trajetória e mostrando perseverança, inspirando quem acompanha sua carreira.

Narjara Turetta chegou a vender água de coco de forma ambulante para sobreviver (Foto Reprodução/Montagem/ Tv Foco/ Lennita/Instagram@NajaraTuretta Oficial/)

Inclusive, no ano de 2024, lançou sua autobiografia, Reinvenção – Altos e Baixos da Minha Vida. Além disso, ela tem um canal chamado Turettando, onde ela dá dicas de empreendedorismo e muito mais, conforme podem ver abaixo:

Aliás, conforme informações apuradas pelas suas redes sociais, ela está em recife como parte da equipe da peça, “Três Mulheres Altas”, de Edward Albee.

Stories de Narjara Turetta nos bastidores da peça “Três Mulheres Altas” (Foto Reprodução/Montagem/ Tv Foco/ Lennita/Instagram@NajaraTuretta Oficial/)

Em suma, essa história leva o público para uma jornada intensa sobre a passagem do tempo, a memória e as dores e alegrias que moldam quem somos.

Mas, para saber mais informações sobre outros atores e novelas da Globo, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile