“Dívida de 300 bilhões”: A falência de gigante confirmada por Renata no JN que atinge time de futebol amado

A falência de gigante confirmada por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional
Em uma edição do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos pegou a todos de surpresa ao anunciar a falência de uma empresa gigante. O que ninguém talvez esperasse, é o fato dessa instituição influenciar em um gigante do futebol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para contar essa história, precisamos voltar ao dia 29 de janeiro de 2024, que foi quando a falência da Evergrande foi decretada na China. Na edição que foi ao ar no Jornal Nacional nesse mesmo dia, Renata Vasconcellos expôs o tamanho da dívida dessa gigante construtora.

“A Justiça de Hong Kong decretou a falência de um dos símbolos do crescimento chinês. A Evergrande já foi a incorporadora imobiliária com o maior valor de mercado do planeta – com obras em 280 cidades da China. Hoje, acumula dívidas de US$ 300 bilhões”, avisou Renata Vasconcellos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI O TIME DE FUTEBOL GIGANTE AFETADO?
Acontece que essa falência não afetou somente o mercado imobiliário. Conforme informações do UOL, a falência da Evergrande atingiu diretamente o Guangzhou Evergrande, que era de propriedade da empresa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quando a Evergrande estava em seus tempos de glória, o Guangzhou venceu sete edições consecutivas do Campeonato Chinês e duas Liga dos Campeões da Ásia na década passada. Nenhum time na China era superior ao gigante.
Mas, após o governo chinês decidir mudar os moldes do futebol no país, grandes empresas não podiam mais ter seus nomes ligados aos clubes. Assim, o Guangzhou Evergrande se transformou em Guangzhou FC. Mas, a empresa ainda é dona da equipe. Assim como o futebol chinês, a Evergrande também passou a declinar e começou a ficar endividada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem investimento da gigante, o Guangzhou caiu para a segunda divisão em 2022, e no ano seguinte não conseguiu acesso. Hoje ele é um time de pouco expressão no futebol chinês. De um gigante, ele se tornou um time de segunda divisão. Vale destacar que o time teve grandes nomes, como Paulinho, que hoje joga no Corinthians.
O QUE ACONTECEU COM O FUTEBOL CHINÊS?
Como destacado pelo Uol, quando o governo chinês desistiu de transformar o país em uma potência do futebol, as empresas grandes não poderiam mais patrocinar os clubes, dessa maneira, os altos salários foram cortados. Assim, o mercado não era mais interessante para os jogadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2020, a China perdeu grandes nomes do futebol e hoje é uma liga sem muita expressão no futebol mundial. Ela perdeu todo o prestígio que ganhou na época do super investimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br