“Dívida de 300 bilhões”: A falência de gigante confirmada por Renata no JN que atinge time de futebol amado

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/06/2024 18h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Renata Vasconcellos confirma falência de gigante que atingiu time de futebol (Foto: Divulgação)

A falência de gigante confirmada por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional

Em uma edição do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos pegou a todos de surpresa ao anunciar a falência de uma empresa gigante. O que ninguém talvez esperasse, é o fato dessa instituição influenciar em um gigante do futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para contar essa história, precisamos voltar ao dia 29 de janeiro de 2024, que foi quando a falência da Evergrande foi decretada na China. Na edição que foi ao ar no Jornal Nacional nesse mesmo dia, Renata Vasconcellos expôs o tamanho da dívida dessa gigante construtora.

Falência, Renata Vasconcellos, Jornal Nacional
Gigante do mercado imobiliário, a chinesa Evergrande pediu falência devendo cerca de R$ 1,7 trilhão (Foto: Divulgação)

“A Justiça de Hong Kong decretou a falência de um dos símbolos do crescimento chinês. A Evergrande já foi a incorporadora imobiliária com o maior valor de mercado do planeta – com obras em 280 cidades da China. Hoje, acumula dívidas de US$ 300 bilhões”, avisou Renata Vasconcellos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL FOI O TIME DE FUTEBOL GIGANTE AFETADO?

Acontece que essa falência não afetou somente o mercado imobiliário. Conforme informações do UOL, a falência da Evergrande atingiu diretamente o Guangzhou Evergrande, que era de propriedade da empresa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Escudo do Guangzhou Evergrande Football Clube (Foto: Reprodução/ Internet)
Escudo do Guangzhou Evergrande Football Clube (Foto: Reprodução/ Internet)

Quando a Evergrande estava em seus tempos de glória, o Guangzhou venceu sete edições consecutivas do Campeonato Chinês e duas Liga dos Campeões da Ásia na década passada. Nenhum time na China era superior ao gigante.

Mas, após o governo chinês decidir mudar os moldes do futebol no país, grandes empresas não podiam mais ter seus nomes ligados aos clubes. Assim, o Guangzhou Evergrande se transformou em Guangzhou FC. Mas, a empresa ainda é dona da equipe. Assim como o futebol chinês, a Evergrande também passou a declinar e começou a ficar endividada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paulinho já passou pelo clube chinês Guangzhou (Reprodução: Internet)
Paulinho já passou pelo clube chinês Guangzhou (Reprodução: Internet)

Sem investimento da gigante, o Guangzhou caiu para a segunda divisão em 2022, e no ano seguinte não conseguiu acesso. Hoje ele é um time de pouco expressão no futebol chinês. De um gigante, ele se tornou um time de segunda divisão. Vale destacar que o time teve grandes nomes, como Paulinho, que hoje joga no Corinthians.

O QUE ACONTECEU COM O FUTEBOL CHINÊS?

Como destacado pelo Uol, quando o governo chinês desistiu de transformar o país em uma potência do futebol, as empresas grandes não poderiam mais patrocinar os clubes, dessa maneira, os altos salários foram cortados. Assim, o mercado não era mais interessante para os jogadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2020, a China perdeu grandes nomes do futebol e hoje é uma liga sem muita expressão no futebol mundial. Ela perdeu todo o prestígio que ganhou na época do super investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.