“Preocupação”: A falência de banco popular igual o Itaú em país confirmada por substituto de Bonner no JN

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência - Banco Itaú (Foto: Reprodução)

A confirmação da falência, anunciada pelo substituto de William Bonner no Jornal Nacional, marcou um momento histórico e alarmante, devido aos seus impactos no sistema financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, no dia 11 de março de 2023, Márcio Bonfim substituindo Bonner no JN, anunciou a falência de um dos maiores bancos dos Estados Unidos, que causou preocupação.

“A quebra de um banco ligado a empresas de tecnologia nos Estados Unidos despertou uma preocupação no mundo inteiro. Foi a segunda maior falência de um banco americano na história”, disse Bonfim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda maior falência de banco nos EUA

Márcio Bonfim ao vivo no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / TV Globo)

Falência do Silicon Valley Bank

Márcio Bonfim anunciou a falência do Silicon Valley Bank, um dos maiores bancos dos EUA. O gigante era especializado em atender as Startups (empresas em desenvolvimento) de tecnologia do Vale do Silício

De acordo com a reportagem do Jornal Nacional, o banco também fornecia vários serviços para capital de risco, entre outros. No entanto, a longo prazo, seu modo de negócios não deu certo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, o SVB também ficou muito conhecido por conceder seus empréstimos com baixos juros, o que fez com que vários problemas financeiros começassem a surgir para o banco.

Acontece que, o Banco Central norte-americano começou a subir abruptamente as taxas de juros para contar a inflação acelerada no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silicon Valley Bank foi à falência (Foto: Reprodução/Internet)

“O que todo banco faz é pegar o dinheiro dos clientes e aplicar em outros investimentos, com a alta, esses rendimentos passaram a render menos”, começou a explicar o repórter do Jornal Nacional.

O SVB teve que fazer transações financeiras, que trouxeram prejuízo, houve uma crise de confiança e os clientes correram para tirar o dinheiro. Na quinta-feira, sacaram 42 bilhões e o banco entrou no vermelho”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o governo, por meio da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), fechou o banco, antes que o próprio declarasse falência e se apropriou do que ainda restava, o que girava em torno de 209 bilhões de dólares.

Na época, todos os clientes ficaram preocupados com a situação, visto que mesmo com a garantia de porem realizar saques de seus valores, muitos não conseguiam.

Silicon Valley Bank (Reprodução/Internet)

Como está o caso em 2025?

Em suma, atualmente, conforme apurado pela equipe especialista em economia do TV FOCO, as investigações sobre as causas do colapso do SVB continuam em andamento.

O Departamento de Justiça dos EUA e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) conduzem apurações para identificar possíveis responsabilidades e irregularidades que possam ter contribuído para a falência.

Em agosto de 2024, o SVB Financial Group, ex-controlador do SVB, obteve aprovação judicial para finalizar seu processo de falência e iniciar a distribuição de ativos aos credores.

Contudo, uma disputa legal com a FDIC sobre a apreensão de US$ 1,9 bilhão durante a falência do banco ainda persiste.

Considerações finais

Em resumo, O SVB, especializado em startups de tecnologia, quebrou em 2023. Essa falência ocorreu devido à vários fatores, inclusive a alta das taxas de juros nos EUA, que afetou seus investimentos.

O pânico gerado pela crise levou clientes a retirarem depósitos em massa, precipitando a falência. A situação gerou especulações sobre a segurança de grandes bancos.

Em 2025, as investigações sobre as causas do colapso do SVB continuam, mas o caso serve como alerta para a necessidade de prudência e adaptação no setor bancário.

Por fim, clique aqui e veja tudo sobre a “Falência de 2 bancos cravada pelo Banco Central”

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile