A falência de loja amada e o fim no Shopping Savassi de BH (MG)

Loja tradicional fecha no Shopping Savassi, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entenda os motivos da falência e mais
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência de loja amada e o fim no Shopping Savassi de BH (MG) (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja tradicional fecha no Shopping Savassi, em Belo Horizonte. Entenda os motivos da falência e mais

O Shopping Pátio Savassi, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, testemunhou em janeiro de 2021 o encerramento de uma das lojas mais queridas do público jovem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de fechar a unidade foi anunciada no dia 12 de janeiro de 2021, e fazia parte de um plano, que previa o encerramento de todas as 11 lojas da marca em questão no Brasil.

Apesar de ter sido aberta com grande expectativa em setembro de 2015, a loja da Forever 21 do Savassi sequer chegou a reabrir suas portas após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim da Forever 21 no Savassi e no Brasil

De acordo com o portal ‘O Tempo’, a negociação com a Multiplan, empresa responsável pelo shopping, já vinha desde o final de 2019.

O martelo acabou sendo batido no fim de 2020, selando o adeus definitivo da Forever 21 aos shoppings da rede Multiplan, como os de:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fechamento de todas foi concluído até fevereiro de 2021.

De acordo com a Multiplan, a saída foi amigável. “Houve uma troca das dívidas pelos pontos”, disse Vander Giordano, vice-presidente institucional da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas das áreas desocupadas acabaram sendo repassadas para varejistas como C&A, Hering e Riachuelo. Já outras ficaram em negociação por um tempo.

A decadência da Forever 21

Conforme divulgado pela Forbes, o início do declínio da Forever 21 começou ainda em 2019, quando a empresa entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, as operações na América Latina acabaram sendo preservadas, mas o impacto da pandemia acabou complicando ainda mais a situação.

A marca teve dificuldade em se adaptar às mudanças rápidas no consumo e à ascensão do e-commerce, especialmente de rivais como Shein, Temu, Zara e Uniqlo.

Segundo pedido de falência

O agravamento veio com o segundo pedido de falência da Forever 21, protocolado em 16 de março de 2025, nos Estados Unidos.

A decisão marcou o encerramento de todas as suas operações no país, afetando cerca de 350 lojas norte-americanas.

A empresa informou que ainda manterá o site em funcionamento enquanto promove liquidações e busca compradores para parte ou todos os seus ativos.

Entre os motivos para a falência, estão:

Jamie Salter, CEO da Authentic Brands Group (que adquiriu a marca em 2020), chegou a afirmar que comprar a Forever 21 foi “provavelmente o maior erro” de sua carreira.

Segundo ele, não era possível prever a ascensão meteórica da Shein, que, ironicamente, chegou a firmar parceria com a Forever 21, vendendo seus produtos nas lojas da marca e no ambiente virtual da varejista chinesa.

Considerações finais

Por fim, veja: Falência? Estrela do BBB acumula dívidas, faz permuta por moradia e dispara: “Achei que ficaria rico”

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile