40 mil carros pelos ares: A falência devastadora de montadora amada no Brasil após ser aniquilada pela Fiat

Tudo sobre a amada montadora de carros que acabou tendo uma falência devastadora após ser aniquilada pela Fiat
Simplesmente, uma montadora muito amada de carros acabou extinta no Brasil após 40 mil vendas e falência depois de quase 3 décadas nas ruas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, estamos falando da Gurgel Motores, que foi uma fabricante de automóveis brasileira considerada à frente do seu tempo. Isso porque, segundo o portal UOL, a fabricante com ideias arrojadas, vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos que não saíram do papel ao longo de sua trajetória, entre 1969 e 1996.
Assim como, um projeto de veículo com distanciamento social, pensado para taxistas e empresas de transporte de passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O carro desenhado pela fabricante previa a implementação de paredes translúcidas entre o motorista e os passageiros, além de uma porta traseira específica para a entrada dos clientes à época, o padrão eram carros apenas com duas portas dianteiras.
Embora a proposta do veículo ter sido patenteada em 1989, ela não foi adiante. Algumas carrocerias de teste chegaram a ser produzidas, mas o sonho não se concretizou na produção do modelo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em seguida, uma enxurrada de multinacionais com veículos mais baratos veio para o Brasil. Com isso, o Fiat Uno se tornou o carro popular mais vendido no país, deixando para traz os modelos da Gurgel, pois oferecia mais espaço e desempenho aos compradores que buscavam um automóvel popular.
Contudo, conforme dados do UOL, o processo de falência da Gurgel começou nos anos 1990, a partir do lobby de grandes montadoras junto ao governo brasileiro pela isenção de impostos para carros de até 1.0.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a empresa nacional ganhou a concorrência das estrangeiras no segmento.
Além disso, a pressão das fabricantes sobre fornecedores contra o compartilhamento de peças com a Gurgel e atrasos do BNDES para repassar recursos aprovados para a construção de uma nova fábrica também contribuíram para a derrocada da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante entrevista à Folha de S.Paulo, em 2001, Fernando do Amaral Gurgel, filho do empresário João Augusto Gurgel, também culpou os governos do Ceará e de São Paulo pela queda da empresa.
Isso porque, ele alegou que houve “traição” por parte dos ex-governadores Ciro Gomes (PDT, na época PSDB), do Ceará, e Luiz Antônio Fleury Filho, de São Paulo, falecido no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Ciro, ouvido na mesma época, os acordos com a Gurgel foram rompidos por dívidas não quitadas com bancos que sobraram para os governos.
Segundo a Wikipedia, em meio à declaração de falida pelo governo, a empresa conseguiu recorrer da decisão de decretação de falência e ficou ativa até setembro de 1996.
Após diversas tentativas de venda do terreno da fábrica e seus veículos abandonados, ela só foi leiloada em 2007, por quase R$16 milhões.
O dinheiro serviu como pagamento de dívidas trabalhistas, que chegou a quase R$20 milhões. A Gurgel deixou um lastro de R$280 milhões em dívidas.


Qual é a maior montadora de carros do Brasil?
De acordo com Center Car, a Volkswagen é a líder disparada em termos de unidades vendidas e liderança de mercado por ano. Isso porque sua presença no mercado brasileiro data de 1959 e se estende até hoje.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br