Falta de higiene e péssimas condições: A interdição às pressas da ANVISA contra estabelecimento popular

Agência Nacional de Vigilância Sanitária agiu rápido para retirar os alimentos das prateleiras
A Anvisa é a agência que coloca a regulamentação dos produtos, rótulos e leis para que os alimentos possam ser consumidos de forma higiênica e saudável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vigilância Sanitária faz o trabalho de campo e ajuda a retirar os produtos para que os inadequados não cheguem na mesa dos clientes.
Por isso que, recentemente, a Anvisa foi atrás de estabelecimento que estava vendendo produtos inadequados com falta de higiene e péssimas condições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL ESTABELECIMENTO A ANVISA FECHOU?
De acordo com informações do portal da Prefeitura de Maceió, a Anvisa e a Vigilância Sanitária (VISA), interditou em junho de 2022 um estabelecimento localizado no Mercado Público do Jacintinho.

O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Álcool em Gel (Foto: Reprodução / Getty Images)

Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)
O local comercializava produtos naturais utilizados no tratamento de enfermidades diversas (ervas, garrafadas e pomadas medicinais) sem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em desacordo com as legislações sanitárias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Os fiscais da Vigilância identificaram várias irregularidades no local, como falta de higiene e mau armazenamento dos produtos, trazendo riscos à saúde da população.
“O ponto comercial foi interditado devido ao risco sanitário iminente à saúde pública. Além de não possuir o registro da Anvisa para o funcionamento legal, o ambiente estava totalmente insalubre, sem higienização e com péssimas condições de armazenamento dos produtos”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Airton ainda reforça que a Vigilância Sanitária não tem o objetivo de punir, mas sim levar orientações educativas aos empreendimentos.
“Estamos sempre de olho vivo em toda a capital para assegurar a saúde da população. Mas vale lembrar que a Vigilância Sanitária não é um órgão punitivo, mas sim desenvolve um trabalho educativo nos estabelecimentos, orientando os proprietários e comerciantes sobre a necessidade de cumprir com as normas sanitárias”, esclarece.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estabelecimento interditado foi notificado, autuado e teve 30 dias para se adequar às normas sanitárias e retomar seu funcionamento.
Como consequência das irregularidades flagradas pelos fiscais da Vigilância Sanitária, o local poderá receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais, o valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br