Milhões de remédios populares apreendidos e facão à solta: A interdição urgente da ANVISA contra 7 farmácias

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/01/2024 11h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa precisou interditar farmácias (Foto: Divulgação)

Mais de 1 milhão de remédios apreendidos e 7 farmácias fechadas: A interdição às pressas da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pelo controle de qualidade de tudo que é feito no Brasil. E hoje vamos falar da interdição de farmácias que não seguiram as exigências do órgão federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se sabe, sempre que uma empresa não cumpre com o que se pede, ela é temporariamente suspensa. Assim, a Anvisa precisou interditar estabelecimentos após fazer uma vistoria de rotina.

Anvisa atua em farmácias (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Anvisa atua em farmácias (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Conforme informações do O Tempo, no dia 27 de setembro, a Anvisa informou que ao menos 7 farmácias haviam sido interditadas. Com o procedimento, foram apreendidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado, a Anvisa esclareceu que as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos. “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”, disse a agência.

Logo da Anvisa e remédio proibido em farmácia - Foto Reprodução Internet

Logo da Anvisa e remédio proibido em farmácia – Foto Reprodução Internet

Para quem não sabe, a legislação prevê que farmácias de manipulação devem atender a prescrições individualizadas, conforme as características dos pacientes. Porém, de acordo com a Anvisa, durante as fiscalizações, foi analisado que algumas das drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro, o que configura crime.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, a agência, expôs ainda, que em um dos estabelecimentos em São Caetano do Sul, São Paulo, havia inúmeras ampolas estéreis prontas para uso, com diversos componentes medicamentosos. O empreendimento atuava com “desvio da atividade licenciada, sem a devida autorização, e com produção em larga escala.”

A interdição da Vigilância Sanitária contra farmácia - Foto Reprodução Internet

A interdição da Vigilância Sanitária contra farmácia – Foto Reprodução Internet

QUAL O DESFECHO?

Não há maiores informações sobre o funcionamento das farmácias, uma vez que a Anvisa não divulgou os nomes. Mas, para voltar a funcionar, o órgão costuma estipular prazos e se cumprir, libera novamente para funcionamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.