A notícia excelente de pagamento caiu como um presente aos brasileiros
Em 2024, os trabalhadores poderão desfrutar de uma gama de benefícios que caíram como verdadeiros presentes. O 14º salário, por exemplo, é uma grande expectativa que ainda não virou realidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a proposta do abono em discussão, uma das questões que mais têm gerado debate se trata da definição dos critérios aqueles que teriam direito ao benefício. Mesmo não haja consenso a respeito do tema, algumas propostas têm sido levantadas.
A sugestão é que o 14º salário seja pago aos aposentados e pensionistas que já embolsam o 13º todos os anos. Caso seja aprovado, teriam direito ao montante os aposentados, pensionistas, pessoas que recebem Auxílio-Doença;, pessoas que recebem Auxílio-Reclusão e pessoas que recebem Auxílio-Creche.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, não seriam elegíveis ao recebimento do abono quem já recebem benefícios como Pensão Mensal Vitalícia, Auxílio-Suplementar por Acidente de Trabalho e Amparo Previdenciário por Invalidez do Trabalhador Rural. Além disso, de acordo com a lei, o grupo do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também não receberá o abono.
Trabalhadores podem conseguir o 14º salário – Foto: Internet
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Novo salário mínimo de 2026 pode render aumento histórico para aposentados e trabalhadores
● Tchau, R$1.518: Valores históricos do salário mínimo para 2026, 2027, 2028 e 2029 são divulgados para salvar CLTs
● Lei trabalhista em vigor confirma novo salário mínimo de quase R$4.900 para lista de trabalhadores
Todavia, é importante levar em consideração que os critérios aos que tem direito ao 14º salário é objeto de debate e depende de uma gama de fatores, como impacto financeiro e social, além de considerações políticas e econômicas.
Governo vai pagar o 14º salário?
Sobre o pagamento do benefício aos brasileiros, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, declarou durante uma entrevista ao jornal O GLOBO que o pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS é de difícil execução, pelo peso orçamentário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Lupi (Fotos: Reprodução / Wenderson Araujo/Valor)
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, declarou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, o PL 4367/2020 veio com o objetivo de criar para 2020 e 2021, um abono anual aos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, na forma estabelecida nesta lei.