PROIBIÇÃO da Anvisa e risco à saúde: A marca de açúcar tradicional arrancada das prateleiras dos mercados

A Anvisa determinou proibição de uma marca de açúcar, fazendo com que a mesma fosse retirara às pressas dos mercados, após grave constatação
No ano de 2014, mais precisamente no dia 22 de outubro de 2014, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, a proibição da distribuição e venda de um lote de uma marca de açúcar tradicional após grave constatação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da tradicional marca Nevada, que pertencia a empresa Mercavalle Mercantil Vale do Sol.
De acordo com o portal Extra, o lote em questão era o de número MO5-LOT 0307, com validade no dia 7 de março do ano de 2016, e foi motivada após os devidos testes constatarem a presença de excremento e de pelo de roedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O produto era fabricado pela empresa , em Contagem, Minas Gerais. Segundo a Anvisa, tais materiais indicavam risco à saúde dos consumidores bem como constatavam as falhas das boas práticas.
Vale mencionar que em casos de açúcar, a ANVISA não tolera nenhuma quantidade de pelos de roedor, muito menos excrementos no produto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Açúcar Nevada foi retirado de circulação pela Anvisa no ano de 2014 (Foto Reprodução/Internet)
A Vigilância Sanitária de Minas Gerais fez os testes que identificaram a presença dessas substâncias e notificou a Anvisa, já que o produto estava sendo vendido em todo o território nacional.
Na época, como mencionamos no inicio do texto, o lote identificado com risco foi imediatamente retirado das prateleiras dos supermercados e comércios no geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação da empresa após o ocorrido
Ainda de acordo com portal Extra, ao ser procurada para dar os devidos esclarecimentos sobre o assunto, a Mercavalle Mercantil Vale do Sol garantiu que o lote citado foi comercalizado apenas na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais, e que os produtos foram recolhidos das prateleiras em março daquele ano pela Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao apurar a situação atual da empresa, não foi encontrado em lugar algum o produto mencionado, levando a crer que o mesmo já não está disponível em nenhum comércio ou supermercado

Ao procurar a marca na internet não se encontrou nenhum registro atual ou o produto a venda em comércios e mercados (Foto Reprodução/Internet)
Ao procurar apenas por açúcar nevada, a pesquisa do Google leva apenas para marcas concorrentes ou em matérias a respeito do ocorrido no ano de 2014.
É verdade que a Anvisa permite um limite para pelos de roedores em alguns produtos?
Parece loucura, mas SIM, a ANVISA muitas vezes permite uma quantidade mínima aceitável de pelos de ratos e roedores em produtos como molhos de tomate e em conserva.
De acordo com o portal Pro Bio Laboratórios, o limite é de um pelo de roedor para cada 100 gramas de produtos de tomate.
A Anvisa explicou que a contaminação ocorre durante o processo de fabricação e é um problema mundial.
Após a colheita, geralmente, o armazenamento não ocorre em um local limpo e controlado. É nesse momento que o roedor tem acesso ao alimento e o contamina.
Quem determina este limite é a RDC N° 14, criada no dia 28 de março de 2014, que se trata de um conjunto de leis daquele mesmo ano e que determina quanta “sujeira” é aceita em um alimento, SEM QUE isso cause problemas de saúde para o consumidor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.