Venda PROIBIDA e alerta de risco: A marca de sal arrancada com urgência dos mercados pela Anvisa

Sal de uma marca famosa foi retirado às pressas do mercado pela Anvisa após apresentar sérios riscos à saúde
Em 21 de julho de 2023, uma marca de sal, conhecida predominantemente na região do norte e nordeste do país, acabou tendo a sua venda proibida pela ANVISA após grave descoberta quanto a qualidade do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se trata da linha Sal Paguá, fabricado pela Milmares Comércio Saleiro LTDA (marca Milmares) cujo o lote atingido tinha como data: 12/2022, correspondente ao produto Sal Moído Iodado.

Proibição da ANVISA
De acordo com o documento publicado no D.O.U (Diário Oficial da União), a arrancada dos produtos dos mercados ocorreu após apresentar uma quantidade de iodo muito abaixo do desejável*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(O sal para se considerar sadio, de acordo com o portal Reicen, o sal deve possuir entre 15 e 45 mg de iodo/kg do produto, conforme estabelece a Resolução RDC nº23 de 24 de abril de 2013, e isso vale em todo território nacional)
De acordo com o Ministério da Saúde, um alerta de risco foi feito a respeito da quantidade mínima e máxima de sódio.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isso porque, através desses parâmetros é possível erradicar sérios riscos à saúde, que são justamente causados pela falta ou excesso do iodo.
Uma das causas erradicadas apontadas é a redução ou prevenção da doença do Bócio, que é o aumento no volume da tireoide.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em alguns casos de bócio, é possível notar visivelmente o aumento da tireoide e o paciente pode sentir dificuldade para engolir e respirar, por exemplo.
Fora isso, é possível sentir também os sintomas de alterações na tireoide, como cansaço, aumento da sensibilidade ao frio, aumento ou perda de peso, entre outros sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo que envolvem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Inchaço na parte da frente do pescoço;
- Presença de nódulos ou caroços no pescoço;
- Dor no pescoço;
- Tosse persistente;
- Rouquidão;
- Menstruação irregular;
- Agitação;
- Pele seca;
- Prisão de ventre.
Como está a situação do Sal Paguá, da Milmares hoje (22)?
De acordo com o que foi apurado pelo TV Foco, nesta quarta-feira (22), a marca de sal Paguá, da Milmares, voltou a ser comercializado normalmente.
Inclusive, tanto no site oficial como nas redes sociais, a linha Paguá ainda aparece como opção em seu portfólio, como podem ver na imagem abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, não foram encontradas nenhuma declaração oficial da Milmares a respeito do ocorrido, porém o espaço permanece aberto para que a mesma possa dar a sua versão dos fatos.
Como mencionamos as redes sociais continuam ativas, bem como o seu site oficial, mas sem valores descritos.
Reforçando o compromisso:
Vale dizer também, que em uma publicação feita ainda em setembro de 2023, por meio das suas redes sociais, a marca Milmares agradeceu a confiança que todos os clientes, como podem ver abaixo:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.