Infarto fulminante: A triste morte de âncora amado da Globo pouco depois de dar notícia e sair do ar

Grande nome do jornalismo da Globo acabou tendo uma morte abrupta, após um infarto fulminante, pouco tempo depois de noticiar um fato histórico
O telejornalismo faz parte da programação da TV Globo desde o dia de sua estreia nas telinhas, em 26 de abril de 1965, Inclusive, durante todos esses anos, muitos nomes renomados do setor marcaram para sempre a história da eterna Plim-Plim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi o caso de Heron Domingues, que além de talentoso foi testemunha de muitos acontecimentos que ele mesmo noticiou.
De acordo com o portal Fatos da Tv, Domingues começou sua carreira na rádio aos 16 anos, na Rádio Gaúcha, onde, logo de cara noticiou o bombardeio de Pearl Harbour, nos Estados Unidos, pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Heron Domingues, além de talentoso, presenciou muitos momentos históricos em sua trajetória no jornalismo (Foto: Reprodução, Globo)
Jornalismo Implacável
Na televisão, ele trabalhou na extinta TV Rio, onde apresentou o Telejornal Pirelli, ao lado de Léo Batista e na Rede Globo, onde apresentou o Jornal da Noite e o Jornal Internacional na Globo de 1971 até 1974, cuja importância era similar ao do Jornal Nacional atualmente.
Em 9 de agosto de 1974, prestes a sair em férias, pediu ao então Diretor de Jornalismo da Globo, Armando Nogueira (1927-2010), para que pudesse noticiar o principal fato do dia: a renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (1913- 1994).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Assim, por um descuido da equipe de transmissão da Casa Branca, o sinal de satélite foi aberto antes da hora, e a Globo conseguiu captar o momento exato e tudo que estava sendo mostrado.

Heron Domingues morreu pouco tempo depois de noticiar um fato histórico (Foto: Reprodução, Globo)
Pouco antes de entrar no ar, em meio à grave crise institucional, Nixon estava sorridente, fazendo piadas. Em poucos segundos, fechou o semblante e iniciou seu pronunciamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Heron Domingues então foi certeiro. “A televisão americana comentava a surpreendente calma e bom-humor de Nixon, ao contrário do que se esperava de um homem acuado por pressões enormes“
“Nós confirmamos esse detalhe com a imagem espontânea colhida em circuito fechado dos momentos de descontração de Nixon, como um ator antes da novela”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Como político que fez sua carreira dominando a televisão e, às vezes, sendo vencido por ela, Richard Milhous Nixon se despediu do cargo mais visado da Terra com um sorriso” – Finalizou ele

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi a morte do jornalista?
Após ser muito elogiado por essa edição do Jornal Internacional, Domingues deixou a emissora e foi jantar com amigos. Pouco tempo depois de sair do ar, já em sua casa, ele foi vítima de um infarto fulminante enquanto dormia, morrendo aos 50 anos de idade.
De acordo com o portal MBRTV, ele era casado com a também jornalista Jacyra Domingues. Uma curiosidade interessante sobre ele é que uma equipe médica examinou as cordas vocais de Heron Domingues por 10 anos consecutivos, pois ele fumava e bebia.
Não encontraram nenhuma alteração e ele era um fenômeno vocal, apesar das circunstâncias, de fato, a sua morte foi uma perda irreparável para o jornalismo brasileiro que até hoje lembra da sua história com muito carinho, admiração e acima de tudo respeito.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.