Infarto fulminante: A triste perda de âncora do Jornal Nacional poucos dias após ser afastado de emissora

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/08/2024 8h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Âncora que brilhou na bancada do Jornal Nacional, da Globo, morreu de infarto dias após ser afastado de emissora (Foto Reprodução/Lennita/Tv Foco/Globo/Canva)

Relembre o nome de um dos apresentadores que marcou a história do Jornal Nacional, da Globo, mas que infelizmente nos deixou após sofrer com infarto fulminante dias antes de ser afastado de emissora

O Jornal Nacional é o principal jornalístico da Globo e referência para milhares de brasileiros quando o assunto é se manter informado com as principais notícias do Brasil e do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele teve sua grande estreia no dia 1º de setembro de 1969 e nesses mais de 50 anos de história contou com milhares de profissionais e jornalistas competentes, cujos quais contribuíram para construir essa confiança junto ao telespectador.

Inclusive, atualmente o mesmo é comandado por William Bonner ao lado de Renata Vasconcellos, dois dos maiores nomes do jornalismo brasileiro da atualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal História da Tv, infelizmente, muitos desses nomes já nos deixaram e é sobre um deles que iremos relembrar neste domingo (19).

História brilhante

Estamos falando de Paulo Henrique Amorim, que começou a cursar jornalismo ainda na década de 60, aonde passou por uma série de veículos de notícias, como: “A Noite”“Jornal do Brasil” e até a Revista “Veja“.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Na televisão, ele conseguiu se destacar na TV Manchete e na sequência, na Globo, ele virou correspondente em Nova York, nos Estados Unidos, durante vários anos.

Inclusive, como mencionamos acima, ele chegou a fazer parte do time de âncoras em edições do Jornal Nacional ainda nos anos 90, substituindo demais titulares que ajudaram a marcar a história do jornalístico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1996, o jornalista migrou da TV Globo para a Band. Até que no ano de 2003 ele foi contratado pela Record TV, aonde consolidou a sua carreira na TV e foi reconhecido como um dos principais jornalistas da emissora. Inclusive, ele ficou à frente do Domingo Espetacular, entre os anos de 2006 a 2019.

Afastado dias antes de morrer

De acordo com o TV História, Paulo Henrique Amorim morreu aos 76 anos de idade, no ano de 2019, vítima de um infarto fulminante, dias antes de ser afastado da Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse afastamento dele foi provocado por conta das inúmeras críticas que ele fazia à antiga gestão, visto que ele era um grande defensor da oposição.

Pra quem não sabe o jornalista era ativista de esquerda e defensor do atual presidente Lula. Em seu blog pessoal, chamado “Conversa Afiada”, ele fazia questão de frisar isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como nas redes sociais, todo esse posicionamento causava um certo desconforto nos dirigentes da Record. Sua irmã Marília, que na ocasião morava na França, em entrevista concedida ao portal UOL, afirmou que tudo o que havia acontecido na Record, contribuiu para morte de Paulo Henrique Amorim:

“Falamos pouco porque estava na França. Ele teve vários casos de perder o lugar dele por pressão política. (…) Ele já conhecia isso, mas claro que sempre é um baque forte. Parece que dessa vez foi demais e ele não aguentou” – Declarou ela.

Apesar de toda essa situação com a emissora, no domingo seguinte da sua morte, a Record fez questão de exibir uma linda homenagem, com duração de 12 minutos e 45 segundos, no Domingo Espetacular. Em nenhum momento se falou sobre o afastamento de Paulo Henrique Amorim:

“Essa semana o jornalismo perdeu um craque da notícia, nosso colega Paulo Henrique Amorim”, iniciou a apresentadora, Patricia Costa. “Essa morte pegou de surpresa amigos, fãs, a família, todos nós” – Proferiu Eduardo Ribeiro que aliás o substituiu na apresentação do programa.

Após a exibição da matéria em homenagem a Paulo Henrique Amorim, Eduardo Ribeiro convidou o público do Domingo Espetacular a assistir no site da Record, reportagens e momentos do jornalista na emissora:

“Nenhum de nós vai se esquecer. Por isso nesse estúdio aqui, onde ele sempre foi professor, a nossa mais humilde e carinhosa homenagem ao Paulo e à família dele” – Finalizou ele

Em 2023, Eduardo Ribeiro saiu do comando da revista eletrônica e passou a apresentar o Fala Brasil pela mesma emissora aonde permanece até os dias atuais.

Thumbnail Video Youtube

Quem apresenta o Domingo Espetacular atualmente?

Atualmente, o programa Domingo Espetacular da Record, é apresentado atualmente por Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar. Ele é transmitido todos os domingos às 19h45 e funciona como uma revista eletrônica aonde mistura entretenimento e as principais notícias da semana.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.