A poupança cobra alguma taxa? Veja o que a lei diz em 2025

Descubra tudo sobre a poupança: Como funciona, se pode ser cobrada, suas regras de rendimento e o passo a passo para abrir a sua conta
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Saiba se a poupança pode ser cobrada e o que a lei diz (Foto Reprodução/Montagem/GMN/Lennita/Tv Foco/Canva)

Descubra tudo sobre a poupança: Como funciona, se pode ser cobrada, suas regras de rendimento e o passo a passo para abrir a sua conta

Guardar dinheiro sempre foi uma necessidade fundamental para os brasileiros e, neste contexto, a poupança se consolidou como a forma mais tradicional de reservar recursos para emergências ou objetivos futuros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, apesar da evolução do mercado financeiro, muitos se perguntam: Será que a poupança pode um dia ser cobrada ou perder a sua segurança?

De graça mesmo?!

A resposta é clara, a lei proíbe a cobrança sobre a poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, todos os bancos brasileiros devem oferecer contas poupança sem taxas de manutenção, e o governo federal regula seu rendimento.

A caderneta mais famosa do país é controlada pela Caixa Econômica Federal desde 1861, garantindo estabilidade e proteção ao investidor.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o rendimento da poupança segue regras fixas de acordo com a taxa Selic:

Em suma, ela se diferencia da conta corrente. Afinal de contas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geralmente ela oferece um rendimento automático a cada 30 dias, no chamado “aniversário da poupança”.

Como abrir uma conta poupança?

Abrir uma conta poupança é bem simples e se resolve em poucos passos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas vale a pena investir na poupança?

A poupança oferece segurança, risco mínimo e isenção de taxas, sendo ideal para reservas de emergência.

Apesar de rendimentos modestos, ela garante que seu dinheiro esteja protegido e disponível a qualquer momento.

Mas, para quem busca crescimento mais acelerado, opções como CDBs e Tesouro Direto e algumas caixinhas elaboradas pelas fintechs, como a Turbo do Nubank, podem complementar a poupança, mas nenhuma oferece a mesma simplicidade e proteção garantida pelo governo.

No entanto, é sempre bom frisar que investir na caderneta é investir na tranquilidade de saber que seu dinheiro está seguro, livre de taxas e com rendimento garantido pelo Estado – um legado de quase dois séculos que ainda se mantém relevante em 2025.

Mas, para saber mais informações da CAIXAclique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile