Maior nome da Praça é Nossa de Carlos Alberto vive ódio na rua, leva mágoa para o túmulo e verdade é exposta

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

23/06/2022 12h13

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Carlos Alberto de Nóbrega na Praça É Nossa (Reprodução/ SBT)

Ator da Velha Surda não conseguiu ser reconhecido nas ruas sem caracterização e ficava chateado

O humorístico “A Praça É Nossa“, do SBT, é um tremendo sucesso até hoje, mesmo após seus mais de 35 anos no ar. Seu tipo de humor e formato clássico, atravessou décadas e gerações e se tornou um enraizado patrimônio da televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos personagens mais emblemáticos de “A Praça É Nossa“, sem dúvidas, é a Velha Surda, que era vivida pelo ator Roni Rios (1936-2001). Conquistando crianças e adultos com seu jeito de se sentar, suas caras e bocas, suas cantorias desafinadas, além de sempre deixar muito bravo o Apolônio, vivido pelo escada do quadro, Viana Junior (1941-2010), a velhinha de mente poluída atravessou décadas com seu humor.

Roni Rios, a eterna Velha Surda, também encarnou um outro personagem de sucesso, o Explicadinho. Aquele que dizia: “Eu gosto das coisas muito bem explicadinhas, nos seus mínimos detalhes”. Tanto o Explicadinho como a Velha Surda foram revividos na última década por Marcelo de Nóbrega, diretor da Praça e filho de Carlos Alberto, popularizando os tipos na nova geração de telespectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+“Silvio Santos queria demiti-la”, escancara apresentador do SBT sobre escândalo no Jogo dos Pontinhos

Velha Surda e Explicadinho, interpretados pelo grande Roni Rios

Velha Surda e Explicadinho, interpretados pelo grande Roni Rios (Reprodução/ SBT)

De acordo com apurações do site TV História, o ator Roni Rios não gostava de ser reconhecido apenas por ser a Velha Surda. Ele era um ator muito conceituado e influente no meio artístico. Sua fama toda ficou focada na Velha Surda e ele não queria isso, chegava a ficar chateado e viver ódio nas ruas por não ser reconhecido.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O filho de Roni Rios, Cassiano Reis, chegou a contar em entrevista ao portal UOL que seu pai gostaria de ser reconhecido como o artista ‘Roni Rios’, não como a ‘Velha Surda’. “Ele não gostava de fazer os personagens porque as pessoas nas ruas não o reconheciam. A gente saía para fazer show e ninguém sabia quem ele era, pois entrava de velha ou de velho, bem caricato”, disse o filho do ator.

CARREIRA PARALELA

No entanto, um fato que muitos não sabem, é que o humorista e ator Roni Rios exercia uma outra profissão, a de médico veterinário. De acordo com seu filho, que herdou a mesma profissão do pai famoso, disse que ele conciliava bem as duas carreiras e ninguém sabia quem ele era no consultório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Sophie Charlotte, Susana Vieira e Ana Maria Braga retiram a maquiagem e deixam o Brasil de boca aberta

Um raro registro de Roni Rios sem suas caracterizações que lhe deram fama

Um raro registro de Roni Rios sem suas caracterizações que lhe deram fama (Reprodução/ YouTube)

“Durante os atendimentos, ele sempre foi muito reservado com relação ao trabalho na televisão. Tinha clientes que nem sabiam que ele tinha esse lado.”, contou Cassiano Reis, que inclusive, relatou que Roni Rios era presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários e era engajado na luta de direitos da categoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infelizmente, Roni Rios faleceu aos 64 anos, por conta de um câncer linfático e não ganhou o reconhecimento como ele gostaria como ator e comediante, mas seus personagens perpetuam até hoje a nostalgia do telespectador e são revividos, vez ou outra, por artistas que reconhecem o trabalho do ator que marcou história na TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.