Ketchup com pelo de rato: A proibição da ANVISA contra queridinho dos mercados e situação hoje (19)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

19/10/2023 8h10

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Marca queridinha de Ketchup acabou tomando proibição da ANVISA após grave constatação (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

ANVISA determinou a proibição de lote de ketchup, queridinho dos mercados e essa é a sua situação atual

No ano de  2013, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) acabou baixando uma proibição em um ketchup, visto como um dos mais queridinhos do mercado e cuja marca é renomadíssima no segmento.

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Estamos falando do Tomato Ketchup, clássico produto produzido pela Heinz, marca norte americana fundada ainda em 1869 e que acabou ganhando o mundo, principalmente o Brasil, se tornando referência quando o assunto é molhos e condimentos.

O fato citado ocorreu em um lote específico cuja numeração era 2k04. De acordo com o portal O Globo, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de agosto de 2013.

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A situação se desencadeou após serem encontrados pelos de roedores no lote citado cuja data de validade ia até janeiro de 2014.

Tomato Ketchup da Heinz acabou tomando proibição da ANVISA após grave constatação (Foto Reprodução/Internet)

Tomato Ketchup da Heinz acabou tomando proibição da ANVISA após grave constatação (Foto Reprodução/Internet)

Investigações assíduas

Ainda de acordo com o portal O Globo, para chegar a essa conclusão proibitiva a Anvisa considerou, entre outros documentos, o Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André, em São Paulo, cujo resultado foi insatisfatório por detectar os fragmentos na amostra analisada.

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Além disso, a agência considerou o comunicado do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo que suspendeu a comercialização no estado, determinando a interdição das unidades em que forem encontradas e o recolhimento pela empresa Coniexpress S/A Indústrias Alimentícias, responsável por importar o produto no país.

O Procon-SP também anunciou naquele mesmo dia que notificou a Heinz Brasil para que a mesma pudesse dar mais esclarecimentos sobre o recolhimento do Tomato Ketchup que teve a comercialização e recolhimento dos lotes:  2C30 e 2K04.

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Os mesmos foram importados do México ainda em 2012 e suspensos pela Vigilância Sanitária paulista no dia 7 de agosto.

O Procon-SP destacou, à época, que o consumidor que possuísse a nota fiscal poderia trocar o produto, ou até mesmo ser reembolsado, com a devolução do valor pago, no local da compra.

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Caso não tivesse mais a nota fiscal, o consumidor deveria entrar em contato com o fabricante.

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Esclarecimentos da empresa

Em nota, a Heinz Brasil informou à época que todos os produtos trazidos do México “são produzidos com a mais alta qualidade e com ingredientes naturais de acordo com as normas sanitárias de seus países de origem, bem como normas internacionais.”

De acordo com a empresa, os lotes 2C30 e 2K04 importados do México em 2012, já não estão em circulação no mercado. A fabricante acrescenta que “a segurança alimentar é e sempre será uma prioridade.”

Qual a situação da Heinz hoje (18/10)?

Vale deixar CLARO que a situação JÁ FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDA. Como mencionamos, essa proibição afetou apenas lotes específicos, sendo assim, não há nada mais que desabone tanto a linha Tomato Ketchup como quanto a Heinz.

Inclusive, como mencionamos no começo deste texto, a marca é considerada uma das mais queridinhas dos supermercados. Inclusive, de acordo com o portal Exame, a marca agora investe pesado em mostardas premium, o que promete agradar ainda mais o público.

Seus produtos são facilmente encontrados nos principais mercados do país bem como por empresas de e-commerce. Em suas redes sociais, a marca conta com 180 mil seguidores.

Perfil oficial da marca Heinz no Brasil nas redes sociais( Foto Reprodução/Instagram)

Perfil oficial da marca Heinz no Brasil nas redes sociais( Foto Reprodução/Instagram)

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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