Surto de intoxicação: A proibição da ANVISA contra 2 marcas de carne, arrancada dos mercados e decreto em 2024

Produtos suspensos pelo Órgão por irregularidade
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por todo o ipo de produto que chega ao consumidor. Por conta disso, faz um controle de qualidade rigoroso. E sempre quando necessário, emite alerta para a opulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos problemas que a Anvisa encontra é a existência irregularidades em alimentos que vão ser comercializados, que no entanto devem ser suspensos até que estejam dentro das regularidades novamente.
Diversos problemas até com roedores são um grande problema nas indústrias alimentícias, pois os galpões e depósitos de armazenamento de comida são os locais ideais de abrigo para os ratos, além de animais que podem causar danos a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Álcool em Gel (Foto: Reprodução / Getty Images)

Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)
QUAIS MARCAS DE CARNE FORAM SUSPENSAS PELA ANVISA?
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a Resolução-RE nº 2.037, de 6 de junho de 2023 a qual proibia a distribuição, comercialização e uso dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223 do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela.
Informando ainda que a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao produto ter contaminação microbiológica nos lotes já citados, que foram fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em agosto de 2023, segundo o site do governo também houve proibição pela Anvisa de atum embalado da marca Cellier.
O Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo relatou a ocorrência de surto com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência recebeu um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.
Tanto a marca Cellina quanto a Estrela Alimentos está disponível para venda em seus catálogos, já que houve normalização em suas produções. Os produtos relatados em questão foram descomercializados conforme solicitado pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br