Terror com chocolate: A proibição urgente da ANVISA contra doce nº1 do Brasil por flagra grave com metal

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/06/2024 20h37

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa - Chocolate (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Anvisa deixa brasileiros sem chão ao comunicar a proibição de doce mais amado no país

Em uma decisão que surpreendeu o país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decretou a proibição imediata do doce mais popular do Brasil, após a descoberta alarmante de contaminação por metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida de urgência visou proteger a saúde dos consumidores, em meio a preocupações crescentes sobre a segurança alimentar. A notícia lança uma sombra sobre a indústria de confeitos e levanta questões sobre os processos de controle de qualidade na produção de alimentos no Brasil.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

O chocolate ocupa o posto de doce número 1 no Brasil, conquistando gerações com seu sabor inigualável e versatilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presente em festas, celebrações e momentos do dia a dia, o chocolate é uma paixão nacional que vai além do simples prazer gastronômico, representando um importante segmento da indústria alimentícia do país.

Independente da forma, o chocolate é muito amado (Foto: Reprodução/ Internet)
Independente da forma, o chocolate é muito amado (Foto: Reprodução/ Internet)

Por esses motivos, os decretos da Anvisa pegaram todos de surpresa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Interdição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a interdição cautelar do chocolate em pó solúvel 70% cacau da marca Guimarães em setembro de 2023.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a decisão foi motivada por um resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, conforme indicado no Laudo de Análise Fiscal nº 1111.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta medida preventiva visava garantir a segurança dos consumidores, uma vez que a presença de cádmio em níveis acima do permitido pode representar riscos significativos à saúde.

Anvisa, chocolate e metal tóxico (Reprodução - Internet)
Anvisa, chocolate e metal tóxico (Reprodução – Internet)

O laudo conclusivo do Instituto Adolfo Lutz reforçou a necessidade de controle rigoroso na produção de alimentos, destacando a importância de testes e análises frequentes para assegurar a conformidade com os padrões sanitários estabelecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perigos do cádmio

A intoxicação por cádmio é uma condição que ocorre quando o corpo é exposto a altos níveis de cádmio. O cádmio é um metal tóxico que pode ser encontrado no solo, na água e nos alimentos. A exposição ao cádmio pode ocorrer por ingestão, inalação ou contato com a pele.

De acordo com o Medicina Net, os sintomas da intoxicação por cádmio podem variar dependendo da quantidade de cádmio a que a pessoa foi exposta e por quanto tempo. Os sintomas podem incluir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Náusea e vômito
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Fadiga
  • Perda de olfato
  • Dano renal
  • Dano ósseo
  • Câncer

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o portal oficial da agência e utilize o Sistema de Ouvidoria (OUV-ANVISA).

Outra opção é ligar para o número 0800 642 9782. Detalhe a situação, fornecendo informações precisas sobre o problema, o produto ou o estabelecimento envolvido.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.