Não use mais: A proibição da ANVISA contra molho de tomate nº1 da sua cozinha por flagra

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/07/2024 10h51

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A proibição da ANVISA contra molho de tomate nº1 - (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência de Vigilância Sanitária determinou o impedimento da comercialização de um produto bastante consumido pelos brasileiros, devido materiais encontrados no processo de fabricação da mercadoria, gerando um alto risco a saúde do consumidor

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma proibição do órgão federal contra uma famosa marca de molho de tomate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o molho de tomate, presente em diversos pratos culinários, é um dos produtos mais consumidos pela população brasileira, presente em refeições como em lasanhas, macarronadas, pizzas e demais comidas. E devido seu alto consumo, o órgão ligado ao Ministério da Saúde, se preocupou em ter uma atenção maior quando a fabricação da mercadoria considerada para muitos como a nº1.

Dessa forma, de acordo com informações portal ‘Folha Vitória’, em julho de 2017, a Anvisa proibiu a distribuição e comercialização do lote LO11810 do Extrato de Tomate, da marca Elefante, com validade até 7 de outubro daquele mesmo ano. A empresa Cargill Agrícola é a responsável pela fabricação dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motivo da proibição ocorreu devido a detecção de pelos de roedores (ratos) acima do limite ao qual é tolerável, encontrados através de um laudo da Fundação Ezequiel Dias. Diante desse cenário, a empresa responsável pelo molho de tomate, rapidamente suspendeu comercialização do lote por conta do alto risco a saúde humana.

Após todo o acontecimento, com procedimentos de regularização e fabricação de modo adequado, a Anvisa autorizou novamente a comercialização do molho de tomate.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

PRONUNCIAMNETO DA EMPRESA

Na ocasião, a empresa responsável pelo lote mencionado, a Cargill, informou por meio de uma nota que tomou conhecimentos das regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e logo se agiu adotando medidas adequadas em decorrência do acontecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

SITUAÇÃO ATUAL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o cumprimentos das medidas estabelecidas pela Anvisa, a companhia responsável pelo produtos resolveu os problemas recolhendo os lotes afetados de circulação. Atualmente, a Cargill segue ativa no mercado, entregando seus produtos com bastante excelência e os cuidados devidos com o consumidor, atendendo em toda a região nacional.

Qual a função da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.