Substância fatal no seu armário: A proibição da Anvisa contra queridinho das donas de casa e retirada dos mercados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/06/2024 10h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
A proibição da Anvisa contra queridinho das donas de casa (Foto: Reprodução/ Internet)

A Agência proíbe e retira às pressas dos mercados um produto queridinho das donas de casa devido à contaminação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) barrou e proibiu a comercialização de um produto queridinho amado das cozinhas das donas de casa. Sendo retirado às pressas das prateleiras dos mercados. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto e sobre a motivação do órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando sobre a proibição da Anvisa contra um lote de Canela em Pó da marca Kodilar, barrado devido à constatação de contaminação com uma substância perigosa, no dia 05 de março deste ano. Vale dizer que, o produto é bastante usado pelas donas de casa, e por ser recente, pode ser que ele esteja no seu armário, por isso tome cuidado e confira o lote.

De acordo com o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a comercialização do lote 386-26 da Canela em Pó, com validade até 05/10/2024, foi suspensa em todo o Brasil. Devido à detecção da presença de pelos de roedor e fragmentos de insetos. Os dados expostos são do laudo de análise, da Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tempero famoso, a canela em pó, banida dos mercados nos EUA (Foto: Divulgação)
Uma marca de canela em pó acabou sendo proibida pela Anvisa (Foto: Divulgação)

Os resultados do laudo revelaram contagem preocupante no teste de detecção de materiais estranhos potencialmente prejudiciais à saúde humana, como pelos de roedores, além de identificar falhas nas Boas Práticas de fabricação, como a presença de fragmentos de insetos, no lote mencionado.

Anvisa permite pelo de rato na comida?

A Anvisa prevê a presença de pelos de roedores nos alimentos. Entram nessa classificação o rato-preto, a ratazana e o camundongo, espécies mais comuns na zona urbana. No entanto, a quantidade de fragmentos permitida é bem baixa, isso porque excedido os limites, a substância pode ser prejudicial à saúde humana. Confira as quantidades permitidas:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • 1 pelo a cada 100g de molho de tomate ou ketchup;
  • 2 pelo a cada 25g de chá de hortelã;
  • 1 pelo a cada 50g de canela em pó.
Anvisa proíbe marcas de sal e açúcar devido pelo e fezes de rato (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proíbe marcas que excedem os limites de tolerância de pelo de rato (Foto: Reprodução/ Internet)

O que aconteceu depois?

Atualmente é possível encontrar o produto vendido normalmente. Isso porque a situação ocorreu de forma pontual, tendo sido proibido somente o lote citado. Sendo assim, apenas ele foi atingido pela determinação da Anvisa, e os demais produtos seguem sendo vendidos, frisando o comprometimento da Kodilar em ofertar o melhor para os seus clientes.

Além disso, vale destacar que, até o momento, não foram encontradas notas oficiais, pronunciamentos, tampouco manifestações da empresa responsável a respeito do ocorrido. No entanto, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos. Frisando que a marca segue atuando normalmente no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canela em Pó da marca Kodilar (Foto: Reprodução- Site da marca)
Canela em Pó da marca Kodilar (Foto: Reprodução- Site da marca)

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria, neste link, pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo aplicativo ‘Fale com a Ouvidoria’. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.