Guerra acionado: A real exposta por Renato Gaúcho sobre SAF do Grêmio

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/09/2024 7h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Renato Gaúcho manda a real sobre SAF do Grêmio e menciona Guerra (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Um Dois Esportes/Agif Lucas Uebel/Grêmio FBPA/CANVA)

Durante uma entrevista concedida ao GE, Renato Gaúcho mandou a real quanto à uma suposta venda Grêmio, sobre a possibilidade da formação de uma nova SAF e até o Guerra acaba acionado

Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho, está à frente do Grêmio há aproximadamente 4 anos e meio. Inclusive, sob o seu comando o tricolor gaúcho voltou a Libertadores e, segundo o portal GZH, o tricolor teve cinco vitórias e duas derrotas, ao longo de 2024, sendo 6 partidas pelo Gauchão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale relembrar que no ano de 2023, Renato Gaúcho chegou a criticar a diretoria do Grêmio mostrando a distância da folha salarial dele para a do Flamengo, por exemplo, e justificou isso para a falta de títulos do tricolor.

Pra quem não sabe, uma das alternativas para equipes que não encontram mais soluções para a falta de dinheiro é a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e, apesar do Grêmio ainda não ser uma SAF, houveram alguns burburinhos internos sobre essa possibilidade para fazer com que o tricolor se torne uma empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Realidade distante

Mas, de acordo com o GE, portal esportivo da Globo, apesar da intenção o Grêmio ainda está longe de virar uma SAF. Porém, na época, as dificuldades no atual mercado, com problemas financeiros e muitas limitações para contratar, têm gerado debates no clube sobre o assunto.

Em entrevista exclusiva ao GE , concedida no dia 24 de janeiro de 2024, o treinador disse acreditar que todos os clubes brasileiros viverão sob o novo modelo de gestão no futuro e acionou até conversas que teve com o presidente Alberto Guerra sobre o tema:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“É o futuro de todos os clubes. Vai por mim, lá na frente todos os clubes vão entrar na SAF. Eu converso, um tempinho atrás falei com o Guerra, nosso presidente.

Já imaginou a SAF do Grêmio? O clube nunca quer, isso mais ou menos que ele me passou. Os caras querem botar dinheiro, regularizado, ele falou assim: ‘É o futuro, porque o futebol brasileiro está bem quebrado‘. Muita gente usa o clube para se aproveitar. Com SAF não tem isso. E aí vai ter como fazer grupo forte”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O técnico do Grêmio ainda argumentou que, com a entrada de investidores e recursos externos, cria-se um cenário de maior competitividade no futebol brasileiro.

Do contrário, clubes de maior poderio financeiro tendem a aumentar a distância para os demais e, consequentemente, se alternar na disputa pelos principais títulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltou a ser assunto

De acordo com o portal Bola VIP, ainda em abril de 2024, a situação financeira do Grêmio chamava atenção. Por não viver um de seus melhores momentos, ele tem buscando algumas formas de contornar esse problema e algumas situações vêm ajudando.

Um acordo fechado entre a TV Globo e a Libra, em março deste ano, ajudou o time, pois além do que será arrecadado durante os anos de contrato pelos direitos de transmissão, a equipe já recebeu um adiantamento financeiro que ajuda agora. Além disso, o Tricolor deve ter de fazer vendas para cumprir metas orçamentárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que no ano passado o Imortal fechou com uma boa receita, mas isso só foi possível com a influência de Suárez no marketing. Com isso, surgiu novamente o questionamento sobre a possibilidade de SAF.

Mas o assunto foi debatido e um membro da diretoria respondeu qual o posicionamento do Clube.

Em entrevista para o jornalista Leonardo Meneghetti, o vice-presidente do Imortal, Fábio Floriani, afirmou que, no momento: “não existe a possibilidade de o Tricolor se tornar uma SAF”, de acordo com publicação no blog de JB Filho.

Quais times brasileiros já são SAF?

SAF é a sigla para Sociedade Anônima de Futebol, que foi criada a partir da Lei 14.193/2021 e permitiu que clubes de futebol pudessem ser transformados em empresas.

Desde 2021, uma onda de clubes de futebol do Brasil aderiram à SAF. Entre eles, estão:

  • Botafogo;
  • Cruzeiro;
  • Vasco.
  • América Mineiro;
  • Bahia;
  • Coritiba;
  • Cuiabá;
  • Red Bull Bragantino

Mas mais do que uma mudança no nome da estrutura e gestão, passando de associação civil sem fins lucrativos para empresarial, há grandes alterações na forma de tributação, bem como normas de governança, controle e meios de financiamento para a atividade do futebol.

Substituto de PEC, estrela assinando até 2028 e +: 777 finalmente libera a grana por 3 reforços no Vasco - Foto | Reprodução: Internet
O Vasco é um dos clubes que fazem parte do grupo de SAFs ( Foto/Reprodução/Montagem/TV Foco)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.