Donas de casa não sabem: A regra da ANVISA que revela fragmentos de inseto em farinhas de trigo

Essa regra da Anvisa permite fragmentos de insetos em farinhas de trigo e poucas donas de casa sabem a respeito disso. Então, atenção máxima
2 min de leitura
Anvisa traz alerta sobre farinha de trigo (Foto: Divulgação)

Anvisa traz alerta sobre farinha de trigo (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite um certo teor de insetos em farinhas de trigo das donas de casa e todos precisam saber

Não é segredo, mas, nem todo mundo sabe que a Anvisa permite uma certa quantidade de insetos em farinhas de trigo. Graças ao RDC-14, que é um conjunto de leis criados em 2014, é possível consultar a quantidade que pode ter sujeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, antes de se preocupar que está comendo insetos em sua farinha de trigo, tenha calma e entenda que são valores mínimos que não vão fazer mal a saúde. Sendo assim, entenda sobre eles.

O que diz essa regra da Anvisa?

Nessa RDC(Resolução da Diretoria Colegiada), destaca o seguinte:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os fragmentos podem ser macros ou microscópicos. Ou seja, podemos encontrar um pelo de rato inteiro ou em fragmentos tão pequenos que não seja possível visualizá-los a olho nu”.

Na RDC destaca que pode ter 75 fragmentos de insetos a cada 50 g de farinha de trigo. São fragmentos pequenos e irrisórios, então, não vai achar uma mosca inteira na sua farinha (ou não é para achar né).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja outros exemplos:

O que fazer se encontrei fragmentos grotescos?

Como no exemplo citado da mosca, caso encontre fragmentos muito visíveis a olho nu, você pode denunciar a marca junto a Anvisa. A partir disso, o órgão tomará as medidas cabíveis. Desde que o teor ultrapasse o permitido, o produto já pode sair de circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, atenção a algo. A Anvisa aconselha comer apenas produtos que tem a marca de autorização do órgão. Afinal, se eles liberaram é porque está dentro dos padrões aceitáveis. Marcas não registradas, não há como fazer esse controle. Então, atenção máxima.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA DA ANVISA QUE ACERTA OS BRASILEIROS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile