À beira da falência e devendo R$1 BILHÃO: A triste realidade de marca presente na vida dos brasileiros

Após quase 80 anos de sucesso, marca famosa, presente na vida e nas casas dos brasileiros esta à beira da falência
E uma famosa e popular marca, presente na maioria dos lares brasileiros, em meados de abril de 2023, fez um anúncio que trouxe à tona uma situação alarmante e que pode culminar em sua falência total a qualquer momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica marca Tupperware, fundada em 1946 e ficou mundialmente reconhecida pela qualidade e sofisticação ao criar potes de armazenamento.
Com certeza você já deve ter ouvido “Devolve minhas Tupperware”, isso porque a marca ficou tão enraizada, que qualquer potinho, mesmo não sendo da marca, acaba levando o seu nome.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente, após quase 80 anos de sucesso, essa grande multinacional chocou o mercado ao admitir publicamente que está correndo risco de falir.
O anúncio, feito em um documento aos investidores, trouxe à tona um impacto devastador nas ações da empresa, que caiu quase 50% em um único dia, lançando uma escuridão sobre o futuro dessa gigante norte-americana com quase oito décadas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A Tupperware é uma das mais consolidadas marcas no quesito armazenamento de alimentos e derivados (Foto Reprodução/Internet)
Em crise ,,,
De acordo com o portal EXAME, o presidente da empresa, Miguel Fernandez, expressou preocupação com a situação financeira da Tupperware:
“A Tupperware embarcou em uma jornada para recuperar nossas operações. O dia de hoje marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez”– Iniciou ele que continuou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A empresa está fazendo tudo ao seu alcance para mitigar os efeitos dos eventos recentes e estamos tomando medidas imediatas para buscar financiamento adicional e resolver nossa situação financeira” -Revelou o executivo.
1-Dívidas
Segundo o portal Startse, a empresa tem dívidas absurdas de mais de US$ 200 milhões, o equivalente a quase R$ 1 bilhão na cotação atual, e seu valor de mercado hoje é de US$ 57 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso as finanças da Tupperware estão caindo cada vez mais também. Só no ano de 2023, a empresa registrou uma receita de apenas US$ 1,7 bilhão, em comparação com os gloriosos US$ 2,7 bilhões de uma década atrás, como relatado pelo jornal Financial Times.
2- Concorrência desleal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro fator que desestabilizou a empresa, são as ofertas da concorrência, vindo da china, que oferecem o mesmo produto, com uma qualidade bem similar a preços extremamente baixos pelo e-commerce

A concorrência de produtos similares e mais acessíveis deixaram em cheque a segurança comercial da marca (Foto Reprodução/Shopee)
3- Corda bamba
Vale dizer que essa derrocada vem logo após um período de relativo sucesso para a marca, que viu resultados positivos no final de 2020, quando a pandemia levou as pessoas a cozinhar mais em casa.
No entanto, analistas do mercado já previam que essa seria uma tendência passageira. Agora, com dívidas acumuladas, a empresa contratou consultores para tentar resolver sua situação financeira difícil.
A empresa admitiu que, se não conseguir obter uma nova injeção de capital ou renegociar suas dívidas, pode ficar sem estabilidade em um futuro próximo.
Além disso, a Tupperware passou a vender suas estruturas de pessoal e de imóveis na esperança de encontrar soluções para sua crise financeira iminente.

A marca Tupperware se popularizou na década de 70 no Brasil com as famosas “Festas” que reuniam mulheres para as vendas dos produtos (Foto Reprodução/Internet)
4-Defasada
Outro desafio eminente para a empresa, que começou na história com suas vendas por meio de consultoras desde a década de 40, é conseguir acompanhar os avanços do e-commerce e das preferências atuais do público.
Como mencionamos em meados da década de 40, a empresa consolidou no mercado. Em 70 a marca ficou ainda mais conhecida pelas famosas “festas de Tupperware”, onde grupos de vizinhos se reuniram para ver as últimas novidades com as vendas.
Porém, com os avanços das vendas online, essa estratégia acabou perdendo a força e, desde então, a marca tem lutado para se adaptar aos novos tempos.
Qual país que mais consome Tupperware no mundo?
É importante destacar que o Brasil desempenhou um papel significativo na história da Tupperware, sendo seu maior mercado consumidor desde 2016, quando a empresa abriu uma fábrica nacional no Rio de Janeiro.
Isso torna ainda mais alarmante a situação atual da empresa, visto que nosso país também enfrenta uma devastadora crise financeira.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.