R$ 125 milhões na mesa: A venda colossal da Assolan a queridinho das donas de casa para aniquilar a Bombril

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/01/2024 10h51

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
A venda colossal da Assolan a queridinho da lista das donas de casa, para o desespero da Bombril (Foto Reprodução/Montagem/Lennita Lee/ Tv Foco)

Assolan foi vendida à marca amada dos lares brasileiros para acabar com a Bombril

No ano de 2011, a empresa Assolan, marca famosa de palhas de aço, acabou sendo vendida a outra marca gigantesca, queridinha das donas de casa, e acabou se tornou um verdadeiro tormento para suas rivais, principalmente para a a Bombril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca no caso é a famosa Ypê, pertencente à empresa Química Amparo, um dos nomes mais fortes do segmento.

Ypê comprou a Assolan no ano de 2010 (Foto Reprodução/Internet)

Ypê comprou a Assolan no ano de 2010 (Foto Reprodução/Internet)

Venda de milhões

De acordo com a Veja, além da marca, foi vendida também a unidade industrial que produz a palha de aço em Goiânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram mais de dois meses de negociações, idas, vindas e várias vezes o martelo quase foi batido.

Vale dizer que a palha de aço Assolan, que pertencia a Hypermarcas, tem uma história especial e singular para a empresa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Isso porque foi com o lançamento do produto, que ainda é concorrente direto do Bombril, que João Alves de Queiroz Filho,  voltou ao mercado de varejo, logo  depois de vender a Arisco.

Hypermarcas (Foto Reprodução/O Globo)

Hypermarcas (Foto Reprodução/O Globo)

E assim, deu início ao império Hypermarcas, que atualmente tem foco em  medicamentos e cosméticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa venda custou aos cofres da dona da Ypê uma bagatela de R$125 milhões.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas por que a Hypermarcas vendeu a Assolan?

De acordo com o portal Ouni, A Hypermarcas, nos anos anteriores à venda da Assolan, tinha se tornado uma grande compradora de empresas, porém, no ano de 2010, a empresa não estava conseguindo atingir suas metas, fato atribuído a falta de sinergia entre seus negócios.

Devido ao grande volume de compras realizadas, a maioria das empresas ainda não estavam conseguindo alinhamento no plano de venda e distribuição do grupo, a exemplo de Fraldas Sapeka, Facilit (Sanifill) e Bitufo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso a empresa absorveu um grande número de pequenos laboratórios, que ficaram com suas marcas deslocadas dentro do conglomerado.

A Hypermarcas, nos anos anteriores à venda da Assolan, tinha se tornado uma grande compradora de empresas,

A Hypermarcas, nos anos anteriores à venda da Assolan, tinha se tornado uma grande compradora de empresas (Foto Reprodução/Montagem/@arredão)

Como foi o caso da  Luper, marca que deveria ter sido abandonada ou recategorizada, junto com Farmasa e a própria Neo Química que passou a ser concorrente de seu irmão Brainfarma (Mantecorp), no segmento de genéricos e também concorrente das linhas OTC da Cosmed (nome da divisão de cosméticos e medicamentos da Hypermarcas).

A Hypermarcas também pecou ao não realizar publicidade de sua divisão de consumo (alimentos e limpeza), o que as manteve estagnadas ao longo daquele ano, mas ainda sim, sem apresentar prejuízo, ao contrário de sua principal divisão de negócios, que muito oscilou no período.
Com isso, a dona da Assolan se viu obrigada a desistir do seu sonho, e colocar os pés na realidade, tentando assegurar sua liderança como maior laboratório do Brasil, e investir somente em segmentos no qual há maiores possibilidades de aumentar sua rentabilidade, sem comprometer, em demasia, o orçamento com fortes campanhas publicitárias.

 

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.