13º salário para os TRABALHADORES em 2023: A verdade sobre quando grana EXTRA cairá aos que são CLT

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/07/2023 15h54

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A verdade sobre o 13º salário - Foto: Reprodução/ Internet

A verdade sobre o 13° salário de 2023 para os trabalhadores

Muitos cidadãos brasileiros estão aflitos sobre o famoso 13° salário, já que a maioria das pessoas não sabem ao certo sobre quanto de dinheiro entra no bolso de cada um, quando entra e o porque essa quantia é disponibilizada aos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, segundo a segundo a Lei n° 4.090/62, a primeira parcela do abono natalino deve ser paga entre os dias 1° de fevereiro e 30 de novembro, enquanto a segunda deve ser repassada no máximo até 20 de dezembro. Outra possibilidade é o empregador fazer o depósito do 13° salário em parcela única até o dia 30 de novembro.

Portanto, esse dinheiro extra é destinado aos trabalhadores com carteira assinada ou que exerceram alguma atividade nessa modalidade ao longo do ano, como profissionais avulsos, urbanos, rurais e empregados domésticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o valor pago dependerá da quantidade de meses trabalhados, por exemplo, caso o funcionário atuou durante 12 meses, ele terá direito ao salário completo pela gratificação natalina.

Entretanto, no caso do empregado não ter trabalhado o ano inteiro, ele terá direito ao 13° salário de forma proporcional aos meses em atividades. Para chegar à quantia, o cálculo do abono salarial deve corresponder a fatia de 1/12 (um doze avos) do salário total por mês trabalhado. Assim, se o salário era de R$ 3.000 ele terá direito a R$ 250 por mês que atuou.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale ressaltar que se o funcionário trabalhou por menos de 15 dias no ano, não terá direito ao benefício. Quem foi demitido ou pediu demissão antes do pagamento do abono tem direito ao valor com o pagamento da rescisão.

Na ocasião do empregador depositar duas vezes, a primeira parcela do 13° salário em 2023 corresponderá à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento sem desconto de impostos. Já a segunda parcela da gratificação terá redução referente às taxas de contribuição ao INSS e o Imposto de Renda, se for o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os beneficiários do BPC não têm direito ao pagamento extra anual, uma vez que o benefício não é ligado à Previdência.

Como funciona o abono salarial do INSS?

O cronograma de pagamentos do INSS é divido conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) e o valor do seu benefício, tendo o piso nacional como base.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

13º salário do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

13º salário do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

13º salário - Foto Internet

13º salário – Foto Internet

Nova declaração pegou todos de surpresa - Foto Reprodução Internet

Nova declaração pegou todos de surpresa – Foto Reprodução Internet

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.