Chegou a vez do vinagre: ANVISA determina retirada de marca popular das prateleiras

ANVISA determina o recolhimento do vinagre de marca popular após laudo identificar excesso de dióxido de enxofre e falha no rótulo.
3 min de leitura
ANVISA proíbe marca popular de vinagre após séria constatação (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/GMN/Lennita/ANVISA)

ANVISA proíbe marca popular de vinagre após séria constatação (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/GMN/Lennita/ANVISA)

Se tem um produto que nunca falta na rotina doméstica, é o vinagre. Presente nas saladas, no preparo de conservas, na elaboração de receitas caseiras e, até mesmo, sendo usado em funções de limpeza, esse item é cada vez mais procurado em todos os supermercados e pontos de venda direta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, justamente por ser um produto de uso amplo e diário, qualquer irregularidade acende um alerta sanitário imediato, ainda mais quando envolve uma marca extremamente tradicional do setor.

E foi isso que aconteceu com o vinagre de maçã da marca Castelo. Sendo assim, com base em um informe oficial da ANVISA, trazemos abaixo o que fez ela retirar um lote desse item tão popular das prateleiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resolução

Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou nesta última quarta-feira, 26 de novembro de 2025, o recolhimento do vinagre de maçã Castelo, lote 12M2*, produzido pela Castelo Alimentos S/A.- Conforme podem ver por aqui*.

A medida também suspendeu a comercialização, distribuição e consumo do lote.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União após o Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal, reprovar o produto no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.

MAS ATENÇÃO! * A situação afetou somente o lote mencionado, ou seja, os demais produtos continuam sendo comercializados normalmente e sem nada que os desabone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o laudo encontrou?

O Lacen identificou:

Essa omissão viola normas sanitárias e pode trazer riscos à saúde, especialmente para pessoas sensíveis ao composto, que podem apresentar reações alérgicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o consumidor de vinagre deve fazer agora?

Mas, para saber mais informações sobre outras proibições da ANVISA, clique aqui*

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile